Prêmio de Design Movelpar revela vencedores e aponta rumos para inovação

Curadores da premiação destacaram a importância da cultura do design e falaram sobre projetos participantes

Publicado em 19 de março de 2019 | 17:53 |Por: Cleide de Paula

Nesta terça-feira (19), durante o segundo dia da tradicional feira de móveis de Arapongas (PR), foram revelados os vencedores da primeira edição do Prêmio de Design Movelpar. A iniciativa teve como propósito semear a cultura do design no polo moveleiro do norte paranaense e provocar empresários sobre a importância da criatividade e da inovação no que tange à competitividade dos produtos num mercado cada dia mais exigente.

Movelpar 2019 abre portas confiante na retomada da economia

A disputa contou com mais de 50 inscritos, sendo que 33 produtos foram pré-classificados para a fase final (o leitor pode conferir os vencedores ao término desta matéria). Os projetos foram avaliados de acordo com critérios como: grau de inovação, viabilidade comercial do produto, usabilidade, ergonomia, estética, sustentabilidade e responsabilidade. Entre as empresas que mais venceram, majoritariamente de Arapongas, se sobressaíram companhias como Poquema e Caemmun.

Gabriel Teixeira

Troféu do primeiro Prêmio de Design Movelpar

A curadoria do Prêmio de Design Movelpar ficou a cargo da jornalista especialista em design Mônica Barbosa e do designer e apresentador Marcos Batista. Já o troféu – destinado apenas ao primeiro colocado em cada categoria – foi um “diamante de madeira” desenvolvido pelo designer Paulo Alves.

Segundo Marcos Batista, as empresas que concorreram ao prêmio demonstraram, no pouco tempo que tiveram para conceber e realizar os projetos (entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019), bastante capricho na entrega dos produtos. Por outro lado, o designer entende que “faltou ousadia” nas propostas, muito embora isto seja uma questão de mentalidade da companhia que pode ser modificada ao longo do tempo.

“Pra mim, escolher e dar nota é sempre desafiador. Existem vários critérios para que os jurados tenham condições de avaliar. Só que tirando esses critérios, tem um fator importante que é o da emoção, afinal estamos falando de design. Por mais que você siga esses critérios, sempre vai ter aquele projeto que a gente chama de produto feito com alma. É neste momento que as empresas começam a entender que precisam prestar atenção ao seu propósito criador e não apenas no lado econômico”, afirma.

Já a jornalista Mônica Barbosa detectou que os participantes do Prêmio de Design Movelpar estiveram atentos à funcionalidade dos produtos e sua adequação aos novos estilos de vida e moradias compactas que vêm nos últimos anos se consolidando como um padrão de consumo do mercado nacional e também internacional.

“Todos pensaram em atender uma necessidade do morar com produtos para espaços menores, isso ficou muito claro. Também houve uma atenção especial à possibilidade de fazer com que os móveis apresentados pudessem ser utilizados em diversas tarefas do dia a dia”, destacou Mônica.

Confira a galeria de fotos do prêmio

Vencedores do 1º Prêmio de Design Movelpar

Modalidade: Sebrae APL/Móveis

1º lugar: Carppen Móveis
2º lugar: Phoenix Baby
Menção honrosa: Ambientare

Modalidade: Médias e Grandes Empresas

Categoria Móveis para Sala de Estar
1º lugar: Molufan Estofados
2º lugar: Poquema
3º lugar: Caemmun

Categoria Móveis para Quarto
1º lugar: Caemmun
2º lugar: Poquema

Categoria Cozinha
1º lugar: Colormaq
2º lugar: Poquema

Categoria Móveis Corporativos e de Escritório
1º lugar: Caemmun (única classificada)

Menção honrosa (prêmio geral)
Poquema


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646