Dia Internacional das Florestas: FSC Brasil reforça importância da preservação ambiental

Organização independente reforça que as florestas são parte importante da solução para o desenvolvimento sustentável

Publicado em 21 de março de 2019 | 17:06 |Por: Cleide de Paula

Hoje, 21 de março é comemorado o Dia Internacional das Florestas e o FSC (organização independente que promove o manejo florestal), faz questão de reforçar que floresta bem manejada significa desenvolvimento territorial responsável e geração de renda. Para muito além de produtos madeireiros, como móveis e papel, existe também uma infinidade de produtos não madeireiros, como açaí, erva-mate e castanha, além da imensurável riqueza dos serviços ecossistêmicos.

Em todo o mundo, quase 190 milhões de hectares de florestas possuem a certificação FSC. O Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking mundial, com quase sete milhões de hectares. A maior parte desse total ainda é de plantações florestais, que reconhecidamente estão entre as mais sustentáveis do mundo. Mas o potencial para os biomas nativos, como a Amazônia e a Mata Atlântica, é enorme.

O Brasil é um país de vocação florestal que precisa encarar essa riqueza como parte importante da solução para demandas futuras de energia, alimentos, fibras e madeiras e, mais do que isso, parte do caminho a ser trilhado rumo a uma economia mais verde.

– FSC Brasil lança cursos online

“Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, estima-se que 69% da floresta tenha potencial produtivo. É preciso mudar a consciência corrente de se obter vantagens rápidas e entender que, acabar com o desmatamento depende de como fomentaremos a economia florestal”, diz a diretora executiva do FSC Brasil, Aline Tristão.

Os padrões do FSC são desenvolvidos por meio do diálogo com uma ampla gama de públicos estratégicos, incluindo povos indígenas, ambientalistas, empresas e sindicatos, para determinar os métodos de manejo de florestas nativas e de plantações florestais mais adequados para cada região. O FSC é o único sistema de certificação que incorpora, de forma igualitária, os interesses de grupos econômicos, ambientais e sociais.

Este ano a instituição comemora 25 anos de trabalho em prol das florestas, demonstrando que o manejo responsável é fundamental para conservá-las, para mitigar as mudanças climáticas e para preservar a flora e a fauna. O combate ao desmatamento é um trabalho que deve ser realizado de forma colaborativa, inclusive com o consumidor pressionando a cadeia por melhores práticas ao optar por produtos certificados, por isso é importante reforçar todas essas ideias no Dia Internacional das Florestas.

Divulgação

Dia Internacional das Árvores

Além de produtos madeireiros, existem também produtos como açaí, erva-mate e castanha – dia Internacional das Florestas

Para a diretora, contribuições de todos, o que inclui governos, empresas e sociedade civil, são imprescindíveis. É por isso que a estrutura FSC de governança, baseada nos princípios da democracia, participação e igualdade, e com decisões construídas com negociações, acordos e consensos, é um diferencial na busca pelo equilíbrio de diferentes visões e necessidades.

Além disso, o FSC também desempenha um importante papel na preservação de serviços ecossistêmicos como água limpa, solo fértil, armazenamento de carbono, conservação da biodiversidade e possui um novo procedimento para que os manejadores florestais certificados possam medir, verificar e comunicar seus impactos positivos.

As plantações florestais, por exemplo, quando bem manejadas, geram benefícios econômicos para os territórios onde estão, e impactos sociais e ambientais significativos. No caso do manejo de florestas nativas, existem informações confiáveis que mostram que áreas sob controle e monitoramento por processos de verificação e de melhoria contínua de gestão podem funcionar como barreira ao desmatamento.

“O nosso trabalho e principal desafio é mostrar que existem condições para que as florestas gerem cada vez mais dinheiro e opções de negócios, sem a necessidade de desmatar. É preciso parar de sacrificar as florestas por causa de benefícios a curto prazo”.

Ainda distante de sua “plena capacidade”, e diante de um cenário de crise econômica, o Setor Florestal Brasileiro tem experimentado forte expansão, de 3,4% em 2017. Tal resultado gerou e gera milhões de empregos diretos, indiretos e pelo chamado efeito-renda, e arrecada bilhões de reais em impostos para o setor público brasileiro. Mais de três milhões de brasileiros beneficiam-se direta e indiretamente das atividades florestais. Sendo assim, para o Dia Internacional das Florestas o FSC Brasil reforça a importância de desmistificar que o manejo florestal para produção é a mesma coisa que desmatamento.

dia Internacional das Florestas

As plantações florestais, por exemplo, quando bem manejadas, geram benefícios econômicos

(com informações de assessoria)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646