Experiência digital: qual a importância para o varejo?

Pesquisa a AppDynamics aponta que, para os consumidores, experiência digital é tão importante quanto preço

Publicado em 17 de julho de 2023 | 08:51 |Por: Júlia Magalhães

A experiência digital desempenha um papel fundamental no comércio eletrônico. Isto porque, assim como no ambiente físico, o relacionamento com o consumidor pode ser determinante para o sucesso de um negócio. Inclusive, experiência digital agora é tão importante quanto os preços baixos para os consumidores. Isso é o que diz uma pesquisa da AppDynamics, empresa do grupo Cisco.

Realizada com mais de 12 mil consumidores em 12 países, o estudo Pulse Suryey destaca como as expectativas dos consumidores em relação à experiência digital são ainda maiores do que o normal. Para 78% deles, a experiência que obtêm ao usar um aplicativo de compras é tão importante quanto as ofertas durante as vendas sazonais e as principais datas, como Black Friday e Cyber ​​Monday.

Contudo, de acordo com o diretor da AppDynamics para América Latina, João de Valentim, grandes ofertas por si só não são suficientes para satisfazer e fidelizar clientes. “Os consumidores querem que os varejistas forneçam serviços digitais que proporcionem uma experiência rápida, simples e intuitiva.”

Valentim destaca que para entregar essas experiências digitais excepcionais, o ambiente de tecnologia que está por de trás, muitas vezes é complexo, demando soluções de observabilidade para assegurar o desempenho, qualidade e disponibilidade dos canais digitais. A observalidade consiste em uma capacidade de monitoramento mais profunda, proativa, consistente e ampla.

E-commerce brasileiro

O comércio eletrônico no Brasil tem experimentado um crescimento constante. No entanto, para aproveitar uma parcela desse mercado em expansão, é essencial ter uma estrutura bem-organizada.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas registradas no e-commerce brasileiro chegaram a R$ 169,6 bilhões. Número que representa aumento de 5% em comparação ao ano anterior. A previsão é que o crescimento seja de R$ 185,7 bilhões em 2023.

Previsão de vendas no e-Commerce para os próximos anos | Crédito: ABComm

No Brasil, o estudo da AppDynamics mostrou que 95% dos consumidores afirmam que é muito importante encontrar ótimas ofertas e preços baratos, dado o aumento do custo de vida e a situação econômica incerta.

No entanto, foi possível compreender que não é somente o preço mais baixo que os consumidores estão buscando. Afinal, 70% afirmam que não há desculpa para uma má experiência de compra on-line e 64% deixariam de comprar em um site e aplicativo se ele não funcionar.

“Vemos uma clara tendência de aumento no uso de plataformas de comércio on-line gerada pela busca constante pelas melhores ofertas – e isso impacta o comércio de todos os setores. Temos, então, de um lado, uma clara priorização dos canais digitais por parte dos clientes. Do outro, os lojistas que devem assegurar uma experiência e jornada digital simples, fluida e com desempenho excepcionais”, observa o diretor da AppDynamics para América Latina.

Experiência digital

Para muitos dos vendedores, gerenciar a disponibilidade e o desempenho de TI tornou-se cada vez mais desafiador. A rápida adoção de tecnologias nativas da nuvem, como microsserviços e Kubernetes, para dar suporte a iniciativas de transformação digital, deixou as equipes de TI lutando para lidar com ambientes híbridos e multinuvem altamente dinâmicos.

Portanto, eles precisam de uma solução de observabilidade moderna e nativa da nuvem que lhes permita gerenciar aplicativos e ambientes de tecnologia cada vez mais complexos e dinâmicos. Com informações em tempo real dos dados de telemetria da transação comercial, os profissionais de TI podem identificar rapidamente a causa raiz dos problemas e agilizar a resolução, para que os aplicativos operem com desempenho máximo o tempo todo.

Essa observabilidade, de acordo com a AppDynamics, permite que os varejistas forneçam de forma consistente as experiências que os consumidores esperam e assim ocupem a liderança nesse período de crescimento forte e sustentável do e-commerce.

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