Exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves crescem 8,2% no semestre

Aumento foi maior que no estado e no país como um todo, onde o crescimento foi de 1,1% e 1,4%, respectivamente

Publicado em 25 de julho de 2019 | 08:47 |Por: Larissa Bartoski de Sena

As exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves foram positivas no primeiro semestre de 2019. Em comparação a igual período do ano anterior, o aumento foi de 8,2%. É o que mostra dados levantados junto à Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério da Economia. Em conclusão, as empresas locais exportaram 21 milhões de dólares de janeiro a junho.

Desta forma, o desempenho das exportações do polo moveleiro em Bento Gonçalves foi maior que no estado e no país como um todo, onde o crescimento foi de 1,1% e 1,4%, respectivamente. Os principais destaques positivos no período foram Estados Unidos, Porto Rico, Colômbia, México, Porto Rico, Índia, Bolívia, França, República Dominicana e países do Oriente Médio.

O que esperar do futuro do setor moveleiro

Queda verificada em mercados como Chile, Peru, Argentina, Equador e África do Sul. Nesses três últimos países, o declínio deriva, sobretudo, das dificuldades com a economia local e queda geral nas importações. O mercado mundial de móveis tem importações de em torno de USD 170 bilhões. Sendo que o Brasil detém menos de 0,5% desse mercado.

De acordo com o diretor internacional do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Leonardo Dartora, existe um grande potencial para as exportações brasileiras. “Acreditamos que o tamanho do mercado internacional e o potencial da indústria moveleira mais do que justificam o investimento nas exportações e negócios internacionais”, pontua.

O polo moveleiro de Bento Gonçalves é formado por cerca de 300 empresas. Além disso, inclui também os municípios de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

Oportunidades Movelsul Brasil

Atualmente, os Estados Unidos são o principal mercado para os móveis brasileiros. Em relação ao polo moveleiro de Bento Gonçalves, ocupam o segundo lugar no ranking, atrás do Uruguai. Contudo, o mercado as exportações para o mercado dos EUA cresceram quase 250% no semestre, enquanto o mercado uruguaio apresentou ligeira queda.

O Sindmóveis conduz diversas iniciativas para a internacionalização e desenvolvimento do setor moveleiro no mercado externo. Aliás, conta com setor de Inteligência Comercial e um Comitê Internacional, que estuda e fomenta oportunidades para o polo moveleiro nas exportações.

No âmbito da Movelsul Brasil, o Sindmóveis prepara a maior edição de Projeto Comprador de sua história. Serão 100 importadores, lojistas e distribuidores estrangeiros convidados a negociar com indústrias brasileiras durante a feira. Evento está agendado para acontecer de 16 a 19 de março de 2020, em Bento Gonçalves

Na última edição da Movelsul Brasil, em 2018, foram quase 2,5 mil rodadas entre 145 empresas e designers brasileiros e 70 importadores. Nesse momento, a feira está em fase de captação de expositores e analisando o perfil de importadores a serem convidados. Eles vêm dos principais mercados-alvo para o setor moveleiro.

(com informações de assessoria)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646