FSC comemora 25 anos e milhões de hectares certificados
FSC espera ampliar seu papel junto aos formuladores de políticas públicas, investidores e gestores florestais
Publicado em 1 de outubro de 2019 | 09:01 |Por: Everton Lima
Recentemente, as queimadas na floresta amazônica fizeram com que o mundo debatesse a preservação das matas e o impacto que a falta de cuidado na exploração desses recursos pode causar à espécie humana. Nesse sentido, o trabalho do Conselho de Manejo Florestal (FSC, na sigla em inglês) se faz cada vez mais necessário.
Há 25 anos (recém-completados no último dia 25 de setembro) a instituição abriu o seu primeiro escritório, na cidade de Bonn, na Alemanha. Hoje, o FSC conta com mais de 50 escritórios espalhados em todo o mundo. Locais em que 350 colaboradores trabalham diariamente.
Assim, o sucesso do trabalho do conselho é visto como uma visão estratégica no uso de matéria-prima. Enquanto o desmatamento danifica esse material e causa, também, grave prejuízo econômico às nações, o manejo florestal atua de forma totalmente inversa, uma vez que contribui para o desenvolvimento sustentável.
– Abimóvel lança plataforma de diagnóstico de maturidade sustentável
“Crescemos e nos tornamos uma das soluções mais confiáveis do mundo para o manejo florestal sustentável. No entanto, questões como a crise climática e a diminuição da biodiversidade nas florestas estão se tornando mais prementes. O FSC está mais comprometido do que nunca em oferecer novos caminhos para esses desafios”, afirma o diretor-geral do FSC Internacional, Kim Carstensen.
FSC: milhões de hectares certificados
Em todo o planeta, o FSC já certificou mais de 200 milhões de hectares de florestas. No Brasil, mais de sete milhões já foram certificados. Isso coloca nosso país na 6ª posição mundial.
Atualmente, a organização tem desenvolvido pesquisas relacionadas à qualidade de vida de pessoas que vivem em comunidades próximas às florestas certificadas.
No entanto, é importante esclarecer que o FSC não tem ligação com nenhum governo e é uma entidade sem fins lucrativos. Hoje em dia, a certificação do conselho é a de maior credibilidade em todo mundo quando se trata de manejo florestal.
(com informações de assessoria)