Edson Pelicioli e Vinicius Benini comentam conquistas e planos do Sindmóveis Bento Gonçalves

Presidentes destacam desafios da indústria moveleira para 2019 e refletem sobre suas gestões

Publicado em 12 de dezembro de 2018 | 14:24 |Por:

No próximo 31 de dezembro, Edson Pelicioli, empresário da Ideias & Conceitos, transfere a presidência do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) a Vinicius Benini que assume a entidade em 1º de janeiro pelo biênio 2019/2020. Benini é diretor da Pozza S/A e aos 31 anos e o mais jovem presidente na história do Sindmóveis.

Em entrevista à Revista Móbile, Pelicioli fez um balanço do período que esteve à frente do Sindmóveis. O dirigente recordou que o setor moveleiro nacional foi um dos mais afetados pela crise econômica dos últimos anos, destacando que, atualmente, o nível médio de produção é mais de 30% inferior ao ano de 2013.

“Frente a um biênio de grande dificuldade, o Sindmóveis conseguiu apresentar com qualidade para o setor moveleiro sua grande feira, que é a Movelsul Brasil com resultados positivos para a indústria – que segue colhendo negócios fomentados no evento de março passado”, aponta.

– Conheça a diretoria do Sindmóveis para o biênio 2019/2020

Pelicioli ressalta ainda que a entidade conseguiu ótimos resultados com ações voltadas à inserção do design na indústria moveleira como ferramenta competitiva. “Por meio do Projeto Raiz, conseguimos ampliar a percepção do mercado mundial sobre o móvel brasileiro, posicionando os designers participantes e suas indústrias parceiras em mercados de grande potencial, como Estados Unidos e Reino Unido”, diz.

O presidente destacou também o esforço do Sindmóveis no fortalecimento das relações com outras entidades do segmento, articulando politicamente a união de esforços que resultou em conquistas para o setor como a retomada da desoneração da folha de pagamento.

Emerson Ribeiro

Edson Pelicioli

“A nova diretoria do Sindmóveis é extremamente qualificada e comprometida para seguir o trabalho do Sindmóveis em defesa do polo moveleiro e pelo crescimento da indústria moveleira nacional e seu posicionamento global”, salienta Edson Pelicioli

Quanto ao cenário para a indústria moveleira em 2019, Pelicioli acredita que a retomada do setor é um processo que seguirá se desenrolando nos próximos meses. Ele pontua que os desafios são enormes e prevê muito trabalho a ser realizado pelas empresas privadas e pelo Sindmóveis, enquanto articulador político e estratégico do setor.

“O empresário precisa de segurança para retomar o nível de investimentos – o que impacta diretamente na geração de postos de trabalho. Ao Sindmóveis, enquanto entidade setorial, cabe fortalecer ainda mais seus projetos de desenvolvimento para a indústria moveleira – seja por meio de ações comerciais, inteligência de mercado ou identificando novas oportunidades no mercado internacional”, menciona.

Nova gestão do Sindmóveis Bento Gonçalves

Sobre sua gestão, Vinicius Benini explica que os associados podem esperar comprometimento com a representatividade e os interesses do setor, valorizando o associativismo que o Sindmóveis construiu em sua história de 42 anos a serem completados em 2019. “Assim como eu pude contribuir com a gestão do Edson Pelicioli como vice-presidente e diretor comercial, essa nova gestão equilibra diretores já atuantes no último biênio e o frescor das ideias de novos profissionais, garantindo uma continuidade do trabalho que vinha sendo realizado”, reflete.

Prioridades do Sindmóveis para 2019/2020
– Fortalecimento das relações com o associado
– Planejamento da Movelsul Brasil 2020
– Cooperação e governança, garantindo bons resultados a partir da articulação com os governos em todos os âmbitos, entidades parceiras e empresas do setor
– Internacionalização das empresas do polo, com estudos de inteligência comercial, capacitações na área, promoção comercial em mercados de interesse do polo moveleiro
– Fomento ao design como ferramenta competitiva para o setor moveleiro

Os resultados do trabalho de fomento ao design do Sindmóveis se refletem na relevância do Prêmio Salão Design, criado pela entidade em 1988, e mais recentemente nas estratégias do Projeto Raiz, que fomenta as exportações do serviço do designer brasileiro desde 2012.

“Os dados desse projeto, que é realizado pelo Sindmóveis com apoio da Apex-Brasil, são excelentes. Esperamos terminar o ano com crescimento de 12% no valor dos negócios gerados em dólares para os estúdios de design integrantes do Projeto Raiz. Em 2019, espera-se um crescimento de 10% em relação a 2018”, assinala Benini.

Sobre as expectativas para a Movelsul 2020, Benini reforça a proposta de criar um ambiente propício para a geração de negócios na feira e nos meses seguintes ao evento.“Para isso, estamos trabalhando para ampliar o número de visitantes profissionais qualificados – que venham com potencial de negócios diretos com a indústria expositora – e também planejando uma ação grandiosa para a vinda de compradores a convite da feira”, antecipa.

Augusto Tomasi/Sindmóveis

Vinicius Benini

“Consideramos que a maior competitividade mundial do móvel brasileiro na atualidade advém dos atributos de design e inovação, cada vez mais valorizados”, frisa Vinicius Benini

Serão 100 importadores e 300 lojistas nacionais visitando a Movelsul Brasil com uma agenda assertiva de reuniões com nossos expositores.

Mindset

“Alguns preceitos que estão presentes ao longo de minha vida são honestidade e transparência. Em relação ao trabalho, de forma específica, tenho um perfil muito voltado à coletividade e o olhar sempre à frente”, compartilha Vinicius Benini.

O Sindmóveis Bento Gonçalves atua desde 1977, impulsionando o crescimento da cadeia produtiva moveleira por meio da representação institucional, ações integradoras, promoção internacional, programas de apoio a empresas e profissionais, fomento ao design e desenvolvimento de canais de venda. A cerimônia de posse da nova diretoria da entidade está agendada para o mês de janeiro.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646