Use um aplicativo de vendas para melhorar o desempenho da marcenaria

Plataforma Agendor serve para criar um repositório de informações essenciais sobre seus clientes e avisar o marceneiro sobre oportunidades de negócios

Publicado em 5 de novembro de 2018 | 14:57 |Por:

Manter o controle eficiente dos processos comerciais é de importância central para as empresas. No caso das marcenarias, isto equivale a fazer a gestão precisa dos projetos de móveis (em andamento ou concluídos) e na prospecção de novos clientes. Mais ainda: a movelaria sob medida é um ramo que exige relacionamento mais próximo entre empreendedor e comprador, uma vez que o produto de fabricação personalizada é o elo entre ambos. Usar ferramentas ou um aplicativo de vendas pode ser de grande auxílio neste sentido.

Com a utilização de uma plataforma ou aplicativo vendas, o marceneiro organiza e centraliza informações essenciais sobre os seus clientes, o que se traduz em maior conhecimento acerca das dores e desejos do seu público. Saber onde ele vive, quais são seus anseios e quais canais utiliza para pesquisar produtos facilita uma aproximação comercial mais assertiva. Com esses dados em mãos a empresa é capaz de alinhar mais precisamente seus serviços e as expectativas da clientela.

4 dicas de especialista para aumentar as vendas na marcenaria

Para o diretor do Instituo Brasileiro de Vendas (IBVendas), Mario Rodrigues, a marcenaria não se caracteriza apenas pela produção de móveis sob medida, mas também por um atendimento sob medida. E isso se conquista por meio do detalhamento informacional a respeito do perfil de cada um dos clientes.

“Eu, por exemplo, sempre trabalho com um marceneiro que já fez serviços para minha casa e meu escritório. Esse marceneiro já é muito próximo da minha família e fazemos contato constante. Ele sempre vem com sugestões. Às vezes só preciso consertar uma peça e ele sugere novos serviços, geralmente condizentes com o que eu preciso. Isso ocorre porque ele me conhece, porque já temos um histórico”, conta.

O desafio, no entanto, é conseguir centralizar informações importantes não apenas sobre um cliente, mas criar um sistema que confira acesso documental sobre vários deles, e que não sobrecarregue a memória biológica do empresário. Como fazer? Uma das soluções é utilizar um bom aplicativo de vendas.

Conheça o aplicativo de vendas Agendor

O Agendor é um aplicativo de vendas que pode ser utilizado em empresas de diferentes segmentos, inclusive na marcenaria. Trata-se de uma plataforma comercial, acessível por computador, tablets ou smartphone, com um plano gratuito (com limites de cadastros e armazenamento) e outro pago, com recursos ilimitados. O conjunto das suas funcionalidades possibilita o cadastramento de informações fundamentais dos clientes, lembretes importantes, organização de equipes e geração de relatórios personalizáveis.

Com o Agendor, o marceneiro pode cadastrar fichas dos clientes atuais (ou potenciais), com históricos de negociações, e-mails e mensagens trocadas, datas especiais (aniversários ou outras comemorações), entre outros dados, tudo com notificações automatizadas para evitar a perda de boas oportunidades junto à clientela. A ferramenta funciona como um repositório online com o registro de todas as informações essenciais sobre um comprador.

Dicas e recomendações de aplicativos para marcenaria

Os filtros do aplicativo de vendas permitem diversas segmentações de acordo com os objetivos do usuário. Os clientes podem ser mapeados conforme a região em que vivem, em qual nicho de mercado os produtos da marcenaria têm melhor penetração, quais clientes mais contratam serviços, etc. Essas informações permitem que o marceneiro trace estratégias para intensificar (ou reduzir) seus esforços de vendas, segundo prioridades.

A ferramenta é uma solução prática contra o esquecimento de informações, algo que ocorre com frequência se dependemos apena da memória biológica. Mesmo que a marcenaria tenha uma grande clientela, o sistema lembra o usuário sobre eventos, compromissos, ligações telefônicas, envio de propostas, orçamentos, e-mails e mensagens, por exemplo, dispensando o uso de planilhas e documentos manuais.

O Agendor, contudo, não é apenas um sistema de informações sobre os clientes. As demais funcionalidades visam auxiliar o empresário em todas as etapas do processo comercial. Conta com aplicações para a prospecção de vendas, negócios em potencial ou já fechados, envios de orçamentos, taxas de conversão, monitoramento de despesas e controle da equipe de profissionais.

Outros apps úteis à marcenaria
– Qipu: aplicativo para marceneiros MEI
– ZeroPaper: facilidade no controle de finanças
– PrimaERP: foco em gestão do tempo
– Payleven: novas opções de pagamento
– Pipefy: ferramenta para gestão de processos

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