Expectativas do consumidor: 33% querem comprar móveis em breve

Pesquisa mostrou que os entrevistados fazem planos com relação às compras que desejam fazer nos próximos meses

Publicado em 30 de agosto de 2019 | 08:29 |Por: Everton Lima

Uma pesquisa publicada pelo Instituto Locomotiva indica que o brasileiro pretende ir às compras em breve. Entre os dias 15 e 28 de junho, os pesquisadores perguntaram aos entrevistados o que eles pretendiam comprar nos próximos meses, com o objetivo de entender as expectativas do consumidor.

O resultado revelou que uma fatia significativa dessas pessoas quer adquirir um móvel. Móveis e eletrodomésticos foram citados, respectivamente, por 33% dos indivíduos consultados.

No entanto, alguns brasileiros têm sonhos de consumo mais caros. O automóvel também foi lembrado por 33% das pessoas ouvidas. O estudo permitiu que os entrevistados citassem quantos produtos quisessem. Sendo assim, a soma das porcentagens ultrapassa 100%.

Inegavelmente, essa expectativa do consumidor encontra eco na do varejista. Afinal de contas, eventos como a “Black Friday” e o Natal se aproximam.

Expectativas do consumidor: ele quer ser ouvido

A pesquisa mostra que 83% dos entrevistados querem uma comunicação mais personalizada no ambiente digital. “Se eu uso um banner só para falar de preço, e não ouço o consumidor, eu continuo tendo nos meios digitais uma comunicação analógica. E, assim, não tem jeito desse consumidor se sentir satisfeito”, informa o presidente do grupo Locomotiva, Renato Meirelles.

Dia do Cliente: evento promete movimentar o varejo

Além disso, ele chama atenção para a postura dos empresários no ambiente online. De modo geral, avalia Meirelles, muitos acham que se conectar nesse mundo digital é simplesmente estar na internet. Entretanto, o estudo da Locomotiva deixou claro que o consumidor quer ser ouvido. E ele sabe o que quer.

“Sair da comunicação analógica para digital não é mudar de meio, é mudar de postura”, Renato Meirelles

Em suma, é preciso entender que o cenário atual tem como protagonista o consumidor. “No século 20, o protagonismo estava nas marcas. Elas diziam para o consumidor que ele só seria alguém se comprasse aquele determinado produto”, lembra o especialista.

Por fim, de acordo com Meireles, o cliente quer um produto “com a sua personalidade”.  Ele ainda constata que o e-commerce não é concorrente do varejo e que as vendas realizadas por múltiplos canais podem ser vantajosas para o mercado. Ademais, elas desafiam o empresário, contribuindo para que ele inove.

Para saber mais sobre o comportamento do consumidor e os caminhos que o mercado deve seguir, não deixe de participar da próxima palestra da Revista Móbile: “O que esperar do futuro do setor moveleiro?” O evento acontece na próxima semana (4 de setembro) durante o Congresso Nacional Moveleiro.

(com informações de assessoria)

 

 

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