Fornecedores 323
12 FORNECEDORES SOB MEDIDA 323 Visitamos a maior varejista de móveis do mundo e contamos como funciona uma loja da rede sueca de mobiliário e acessórios para casa Por Thiago Rodrigo, de Varsóvia (Polônia) IKEA N o dia 27 de setembro deste ano, a reportagem da Mó- bile Fornecedores esteve em Var- sóvia, capital da Polônia, no leste europeu, para visitar uma das 474 lojas da Ikea no mundo. A multi- nacional sueca teve sua primeira loja aberta em 1958, em Älmhult. Desde então, a empresa cresceu e evoluiu para ser conhecida como a maior rede varejista de móveis e itens para casa do globo. Segundo o fundador da rede, Ingvar Kamprad, “a Ikea não é o trabalho de uma pessoa sozinha, é o resultado de muitas mentes e TEMA Thiago Rodrigo muitas almas trabalhando juntas ao longo de muitos anos de alegria e trabalho duro”. A em- presa tem um forte conjunto de valores que são a bússola que os guia em tudo o que fazem, com a cultura da marca sendo formada quando a Ikea coloca esses valores em ação. São oito valores da Ikea: união, cuidar das pessoas e do planeta, consciência dos custos, sim- plicidade, renovar e melhorar, diferente com um significado, dar e assumir responsabilidade e liderar pelo exemplo. “Os valores da Ikea foram molda- dos durante uma época na Suécia em que as condições de vida eram duras. As pessoas tinham que se virar com o que tinham. Isso promoveu uma cultura de empre- endedorismo e trabalho árduo e tornou as pessoas mais pragmá- ticas e conscientes dos recursos”, destaca a companhia em seu site. Muita coisa mudou desde os primeiros dias da marca Ikea, hoje a empresa é um negócio global com tamanho e alcance para criar mudanças positivas, não apenas para as pessoas, mas também para o planeta. A Ikea está constantemente tentando encontrar melhores maneiras de fazer as coisas e trazer o melhor de si e dos outros
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=