Fornecedores 323
18 FORNECEDORES SOB MEDIDA 323 TEMA Opções de densidades de colchões, pés para as camas-box, puxadores para gavetas e portas, tampos para os balcões da cozinha, acabamento para as frentes de armários, tudo isso é mostrado em espaços meno- res, mas que mostram as possibili- dades que os clientes da Ikea têm para mobiliar o móvel de acordo com seu gosto. Os móveis infantis não são esquecidos e possuem uma área razoável na loja, assim como mobiliário para banheiros, grandes e pequenos, de todos os tipos e apresentados com cores claras e escuras – neste caso, foi legal fazer o paralelo com os banheiros mobi- liados exibidos em feiras de móveis como o iSaloni 2022. Ao final, os utensílios para casa. A tradicional e largamente utilizado pela Europa, “caneca Ikea”, é ofer- tada não em muitas cores, mas com cores conhecidas e bastante aceitas pelo público. Panelas, frigideiras, pratos, talheres, utensílios para ou- tros quartos, quadros, decorações, entre muitos outros itens disponíveis para comprar e levar fazem da Ikea não só uma loja de móveis. Por fim, uma área de “circular hub”, tem móveis que foram para a casa de clientes que desistiram da compra e são revendidos na loja por preços menores. Assim é a loja da Ikea. A maior varejista de móveis do mundo se apresenta assim ao cliente, dando inúmeras possibilidades para a casa, exibindo ambientes criados para inspirar as pessoas, propor- cionando uma experiência singular de compra, ofertando também outras peças para que o cliente enxergue na marca uma extensão de sua casa, isso tudo a um preço acessível. IKEA HOJE A Ikea possui 231 mil trabalhado- res no mundo e apenas em 2022, são 38 novos pontos de vendas. No ano corrente de 2022, que para a Ikea é de 1 de setembro a 31 de agosto, foram alcançados 44,6 bilhões de euros em vendas, maior que os 41,9 bilhões de 2021 e 39,6 bilhões de 2020. Por outro lado, problemas de inflação e da cadeia de suprimentos levaram a custos e preços mais altos, o que significa que as vendas cresceram em valores, mas não em quantida- des de vendas. A marca começou sua operação na América do Sul com a abertura de uma Ikea Store em Santiago no Chile. A expansão no continente se dará na Colômbia e Peru nos pró- ximos anos. As lojas menores da Ikea cresceram 13% em vendas em 2022, comparado a 2021, rece- bendo 47 milhões mais visitas. As visitas online na Ikea foram meno- res que no ano anterior: passaram de 5 bilhões para 4,3 bilhões. A empresa que tem a ambição de que todos seus produtos sejam cir- culares até 2030, enxerga-se como um negócio global com capacidade de causar um grande impacto nas pessoas e no planeta, enxerga a si com a responsabilidade de tornar esse impacto positivo. Por isso, tem pontos de vistas sobre ar, direitos dos animais, biodiversidade, circu- laridade, mudanças climáticas, ges- tão das florestas, direitos humanos, materiais, segurança e até mesmo abastecimento de produtos, como o café que oferece. Por tudo isso e mais um pouco, desde seu modelo de loja até seu modo de gestão do negócio, a Ikea é e pode ser um exemplo a ser observado pelo mercado moveleiro. Banheiros mobiliados na Ikea Thiago Rodrigo
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=