Fornecedores 323
30 FORNECEDORES SOB MEDIDA 323 Veja casos de fornecedoras que fizeram um rebranding de marca para contemplarem uma nova fase no mercado Por Thiago Rodrigo NOVA FASE M ais do que uma simples mudança de logomarca da empresa, o rebranding é um novo posicionamento de mercado que se cria para si. É uma mudança de visão e objetivos do negócio. Há técnicas, estratégias e ferramentas que ajudam para a implantação do novo posicionamento, que pode ser feito de forma parcial ou com- pleta, evolutiva ou revolucionária. No setor moveleiro, algumas for- necedoras realizaram um rebran- ding em suas marcas para ter uma nova percepção do mercado, com missão e imagem que estejam em consonância com a nova fase da companhia. Entre elas, estão Arte- cola Química e Schmitt Aramados, além da Biesse, que está em trans- formação da sua marca mundial. ARTECOLA QUÍMICA O trabalho para construção da nova identidade da empresa de adesivos e colas, foi coordenado por um comitê interno especial- mente criado para este fim em 2019. “Nosso crescimento expres- sivo na América Latina se deu prin- cipalmente por meio de aquisições, por isso percebíamos, com o passar do tempo, a necessidade cada vez maior de unificar a identidade da empresa, que ainda trazia elemen- tos anteriores à Artecola em sua comunicação com o mercado”, explica Eduardo Kunst, presidente- -executivo da Artecola. REBRANDING Além desse aspecto, a empresa passou por um processo recente de grande mudança. “Cada momento de dificuldade sempre nos levou a fases de grande aprendizado e isso aconteceu na Artecola nos últimos anos. Frente a um período de reor- ganização, vivemos uma verdadeira transformação cultural dentro da empresa”, aponta o presidente. Desse modo, a companhia decidiu traduzir o novo momento para o mercado com o mais profundo repo- sicionamento de marca já realizado na companhia. Unificou, assim, sua identidade e levou para o público externo a grande mudança interna que estava acontecendo ao se apre- sentar com uma nova identidade e um novo posicionamento de marca. Para isso, uma detalhada pesqui- sa de mercado foi aplicada em vários países onde a Artecola atua, executado pela Kantar (uma das maiores empresas do mundo em estudos sobre o comportamento do consumidor). Com crescimento por aquisições e diversidade de mercados, a Artecola queria enten- der melhor as necessidades da in- dústria, dos clientes e dos usuários, seus movimentos e a força das marcas que estavam sob o guarda- -chuva da empresa multilatina. Lançamento do rebranding da Artecola para parte da equipe Brasil Artecola
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=