Fornecedores 323

32 FORNECEDORES SOB MEDIDA 323 América Latina, com lançamentos simultâneos desenvolvidos conjun- tamente com a mesma formulação para os diferentes países. Por isso, nesse momento novo, unificamos também a marca de nossos pro- dutos. Essa energia criativa, nossa disposição para cocriar com os parceiros e nosso foco na sustenta- bilidade são as principais experiên- cias que temos para oferecer”, diz o presidente. SCHMITT ARAMADOS Em 2019, a Schmitt decidiu trans- formar sua marca e essa atitude aconteceu devido a um conjunto de fatores. O fator inicial foi a mudança no posicionamento da empresa e com ele o desenvolvi- mento de novas linhas de produ- tos, mudança do comportamento do público-alvo, utilização de no- vas tecnologias e adoção de novos processos de produção. Para comunicar essa mudança, a Schmitt fez uma transformação em sua identidade visual, repaginando o logotipo da empresa. “A nova marca trouxe mais modernidade, design e diferenciação. Antes a cor predominante era vermelho, agora optamos pelo preto, pois repre- senta sofisticação e elegância. O vermelho foi mantido no ponto do I, como lembrança à antiga marca e simboliza a paixão com que os produtos são concebidos”, explica Pauline Fontana, marketing da Schmitt. Na fornecedora de aramados, o re- branding foi um processo evoluti- vo. “Acompanhou a evolução e as mudanças constantes do mercado e as decisões foram tomadas levan- do em consideração, também as mudanças internas da empresa”, diz Pauline. Agora, a empresa quer ser vista pelo mercado moveleiro por meio do novo propósito que é “Facilitar a vida das pessoas, orga- nizando e decorando ambientes”. “Nosso objetivo é que a essência desse propósito seja transmitida por meio dos nossos produtos, qualidade e atendimento perso- nalizado conforme a necessidade de cada cliente. A Schmitt quer compartilhar mais praticidade, design e conforto, para as pesso- as desfrutarem momentos mais incríveis com a família e amigos”, destaca Pauline. A empresa já está colhendo os frutos desse rebranding e mudança de posicionamento. “Essa trans- formação está fazendo efeito em nossos clientes, ponto de venda, consumidor final e em nossa equipe interna que trabalha para que esse novo posicionamento continue se concretizando cada vez mais”, afirma a responsável pelo marketing da Schmitt. BIESSE O processo de rebranding da Biesse é um dos aspectos de uma profunda evolução da companhia. “É uma evolução, não revolução, não é uma mudança de identidade visual, é uma expressão de uma profunda evolução da companhia”, frisa Raphael Prati, diretor de co- municação e marketing da Biesse. É um processo que começou há mais de dois anos. Grupo Biesse, o nome do qual a multinacional se identificava anteriormente, for- mava um grupo de empresas que cresceu ao longo do tempo por aquisições e administradas central- mente, mas ainda trabalhando de forma isolada. Isso estava sendo um problema em termos de eficiência externamente com os stakeholders. Por isso, a empresa decidiu fazer não uma mudança de marca, mas mostrar a marca da nova fase da companhia. “Hoje é simplesmente Biesse”, destaca Prati. “É Biesse pois, para adaptar rapidamente ao contexto internacional de mudança contí- nua, nós tivemos que revisar nossa estrutura e organização em ordem para estar aptos para melhor atender os requisitos dos nossos stakeholders e consumidores”, explica. A pandemia acelerou o proces- so de rebranding da Biesse. A empresa enxergou há dois anos que tinha de quebrar a divisão da empresa. Um exemplo é que a empresa estava dividida em tecnologias para diferentes setores. O que faz parte e forma a Biesse: em madeira, vidro, pedra, plástico e materiais avançados. Contudo, é importante para a companhia compartilhar o conhecimento que o “grupo” tem nessas diferentes áreas e cruzá-los, mas para isso era preciso essa transformação na Biesse para “quebrar paredes” para unir a empresa que segue ofertando tecnologia em maquiná- rio para os diferentes materiais. Um exemplo: uma nova solução para automatizar um processo para manufaturar painéis de vidros, a mesma tecnologia poderia ser útil para a indústria de pedra ou a in- dústria de móveis. Para maximizar esses ativos, está sendo feito essa mudança de evolução na empresa, focando em dois aspectos. “Primei- ro, nós somos mestres de mate- REBRANDING Nova logo da Schmitt Aramados Schmitt Aramados

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