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25 JANEIRO/FEVEREIRO 2023 O reconhecimento das emoções dos colaboradores ajudam a valorizá-los, gerando um aumento na produtividade das equipes de diferentes setores das empresas Valorização das equipes D emonstrar preocupação com a emoção dos fun- cionários pode fazer a diferença na produtividade. Entretanto, segundo pesquisa da Universidade de Stanford, preocupar-se com um semblante cabisbaixo de um colaborador não é prática comum. O reconhecimento emocional é o simples ato de perceber uma sugestão emocional não-verbal e citá-la em simples forma de pergunta ou declaração. COLABORADORES Por Thiago Rodrigo Esse pequeno ato pode ter um efeito poderoso por ser lido como sinal de intenções genuínas, segundo a autora da pesquisa. Alisa Yu argu- menta que, em um ambiente de trabalho, um supervisor que mostra preocupação com o estado emocional dos outros está sinalizando uma vontade de se envolver em uma situação potencialmente confusa, mas com benefícios. “Um líder pode facilmente ver alguém em perigo e optar por ignorá-lo”, diz Yu. “Mas apenas um líder que é realmente benevolente e se preocupa com os funcionários se arriscaria a se envolver reconhecendo voluntaria- mente o funcionário angustiado. As- sim, os funcionários podem interpretar isso como um sinal de que esse líder é alguém em quem se pode confiar seu bem-estar”, conta a doutoranda em comportamento organizacional na Stanford Graduate School of Business. A forma de valorização dos colaboradores não muda conforme a área da empresa iStock

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