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29 JANEIRO/FEVEREIRO 2023 FERRAMENTA DE CONEXÃO É na ajuda a exportar e conectar produtores nacionais com com- pradores internacionais que entra a WoodFlow. A empresa objetiva conectar importadores de todo o mundo com os melhores produtores de madeira do Brasil. O negócio atua desde 2005 com exportação, visando negociação transparente, acompanhamento on-line, produto- res selecionados e consultores que apoiam todo o processo de venda da madeira brasileira. “A WoodFlow surgiu para trazer maior credibilidade e transparência para todo o processo de exportação de madeira. Com ajuda da tecnolo- gia vamos permitir que o fornecedor brasileiro consiga melhores negócios e que o importador de madeira do Brasil tenha segurança da origem e qualidade do material”, explica Milazzo. A empresa conseguiu angariar importadores do comércio interna- cional de madeiras em sua platafor- ma através da divulgação do canal WoodFlow Brasil no YouTube, na plataforma e demais mídias sociais. “Desse modo, conseguimos desper- tar o interesse de vários clientes em potencial. Produzimos vídeos das fábricas, criamos um tour virtual e uma página dedicada a cada forne- cedor”, afirma. Por meio da ferramenta, é possível observar um aumento nas exporta- ções de madeiras plantadas como pinus, eucalipto e teca. Além disso, a WoodFlow está desenvolvendo novas funcionalidades, uma delas é identificar os produtos mais expor- tados e com maior potencial. Outro ponto é que a empresa está vendo potencial no mercado nacional e quer desenvolver soluções também para compradores brasileiros. A empresa tem um caso de negócio do leste europeu que procurava uma alternativa para substituir compen- sado de birch russo e encontrou na WoodFlow um fornecedor de com- pensado de eucalipto brasileiro. “O cliente já comprou e está realizando testes nas chapas produzidas aqui. Ele tomou a decisão de efetivamente comprar o material após ver o vídeo da indústria e fazer o tour virtual”, explica Milazzo. Antes, um cliente como ele teria que vir ao Brasil, visi- tar a fábrica e olhar o material para decidir testar o produto. “Contudo, por meio da plataforma o compra- dor teve certeza sobre a origem e processos de produção, dando con- fiança para o início das compras”, enaltece. EXPORTAÇÃO DE MADEIRA Os primeiros países de destino das madeiras brasileiras comercializadas pelo mercado brasileiro são Estados Unidos e China, em que pese o Brasil exportar praticamente para todo o mundo. A relação entre os dois países foi um fator que ajudou o mercado brasileiro de madeiras. O processo de antidumping dos EUA com a China gerou crescimento nas exportações do produto para o país norte-americano. “Os anos de 2020 e 2021 foram extremamente atípicos. A pandemia criou uma demanda nos Estados Unidos que as fábricas no Brasil, e no mundo, não estavam prontas para atender. Foi um dos melhores períodos da história das exportações brasileiras para os Estados Unidos em termos de demanda e preços”, diz o CEO da Woodflow. “A madeira brasileira de reflorestamento está conquistando um espaço principalmente devido ao processo de antidumping dos Estados Unidos, principal consumidor, para com a China e mercado asiático”, destaca Gustavo Milazzo WoodFlow

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