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31 JANEIRO/FEVEREIRO 2023 Abicol realiza pesquisa com associados para averiguar as expectativas do setor de colchões no início de 2023 Expectativas A Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol) realizou a sondagem Panorama do Setor Colchoeiro – Expectativas do 1º Trimestre de 2023, com as empre- sas do setor de colchões, sejam elas fornecedores ou fabricantes. Com um total de 50 respostas, 68% das empresas responderam que o ano de 2023 será melhor que 2022, indi- cando boa expectativa dos empresá- rios respondentes à pesquisa. Do total de respondentes, 68% são fa- bricantes de colchões, enquanto 32% são fornecedores de materiais para o setor colchoeiro. Além disso, 52% estão localizados na região Sudeste do Brasil, 28% na região Sul, 12% na região Centro-Oeste, 4% na região Norte e outros 4% na região Nordeste. As expectativas para 2023, também se dividiram em 16% cada para que 2023 será igual a 2022 e que o ano de 2023 será pior que 2022. COLCHÕES Por Thiago Rodrigo MERCADO DE COLCHÕES A pesquisa da Abicol constatou o que as empresas de colchões têm feito para lidar com a situação atual de mercado. A resposta mais indicada (sendo possível escolher mais de uma alternativa), por 56% dos entrevistados, foi “reduzindo os custos de produção”. Em seguida, as empresas apontaram o “investi- mento em novas linhas de produto” (44%) e “realizando campanhas para promoção de vendas”. Ainda como ações nesse sentido, 20% indicaram estar diminuindo o número de funcionários, 16% focando na fabricação de produtos de combate, 8% antecipando as férias de pessoal e 8% aumen- tando o número de funcionários. Outros 4% apontaram que não foi necessário adotar nenhuma ação diferenciada. Além disso, houve empresas que salientaram buscar inovações tecnológicas e matérias- -primas com alto valor agregado para oferecer o melhor a um custo- -benefício menor. A expectativa de faturamento das empresas de colchões no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período de 2022, é de que será entre 10% e 30% maior para 32% dos entrevistados, denotan- do a boa expectativa do setor de colchões. Outros 20% indicaram que têm a expectativa de ter crescimento no faturamento em até 10%. Além disso, 8% aguar- dam faturamento igual ao mesmo período de 2022. Entre os que apontaram fatura- mento menor, 24% esperam ter faturamento 10% menor, 12% com redução entre 10% e 30%, e 4% com redução entre 30% e 50%. Reportagem traz perspectivas do setor de colchões para 2023 e os dados consolidados em 2021 pelo Brasil Móveis Divulgação

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