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37 JANEIRO/FEVEREIRO 2023 A Fiama foi uma delas. Na visão do diretor comercial, Thiago Omati, a produção sustentável de têxteis bus- cou explorar a sensação e aparência de texturas irregulares e desgastadas relativas ao design específico de produtos com apelo sustentável. “Notamos uma maior aceitação dos compradores em repensar a cadeia de suprimentos e aderir às tendên- cias sustentáveis. Com o episódio de desabastecimento vivido por muitos durante a pandemia, percebemos este ano a busca de diferenciais e novas origens de produção têxteis, no qual o Brasil pode ter alguma vantagem em competitividade e design criativo”, avalia Omati. Para o diretor da Fiama, a Heimtextil mostrou o caminho da sustentabilida- de nos tecidos com notável preocupa- ção de todos os expositores na redu- ção de geração de resíduos têxteis e o descarte de forma apropriada. “Nas quatro tendências da feira, são des- tacados a regeneração têxtil, desper- dício zero, fibras e corantes naturais, tratamentos inteligentes e gentis com o planeta. Nestes quesitos a Fiama sempre buscou o trabalho sustentável e ultimamente vem reforçando seu compromisso com as boas práticas sociais e ambientais, trabalhando com produtos livres de carbono, fibras naturais, além de bases com uso de fi- bras de algodão desfibrados oriundos de resíduos têxteis”, destaca. Por sua vez, em relação às texturas e cores, a empresa notou no evento uma paleta interessante em tons neutros, além de tecidos com texturas mais pesadas, fibras naturais e con- solidando a tendência das texturas em fios bouclês. Tecidos com essa textura estiveram bastante presentes nos estofados do Salão do Móvel de Milão 2022 e foi um dos destaques da participação da Fiama na Heimtextil. O coordenador de vendas interna- cionais da Fiama, Caio Gonzaga, destaca que o grande diferencial da marca é oferecer os tecidos em texturas de bouclê para uso indoor e outdoor, em que recebem aplicações de repelência a líquidos, tratamento UV e antibactericidas. “Além disso, a coleção Print Bouclê com desenhos ‘printed’ foram um grande sucesso e uma exclusividade na feira. Sem contar, o sucesso de nossa linha ‘high performance’ destinada a móveis de exterior que se destacou como opção a grandes nomes do mercado”, assinala. Além de divulgar suas criações, a Fiama teve como objetivo comercial a prospecção de novos mercados, igualmente almejando entender o posicionamento da marca no merca- do internacional. “Podemos garantir que sim, nossos objetivos foram al- cançados com sucesso. Com o know how de mais de 60 anos e com a normatização dos processos realiza- dos pela ISO, comprovamos que a Fiama possui todos os requisitos de qualidade para qualquer mercado externo”, pontua o coordenador. Pelos atendimentos realizados no evento, Gonzaga aponta ótimas perspectivas em mercados inusita- dos, como Bielorrússia, Noruega, Croácia, Grécia, além de mercados próximos como México, Equador, Chile, entre outros. “Retornamos ao Brasil com o sentimento de missão cumprida, com fluxo de visitantes acima do esperado nessa feira, com novas prospecções, clientes, representantes e programações de pedidos, reflexo de todo o trabalho que realizamos antes do evento: o de construir coleções diferenciadas para o mercado internacional e que agora também estará no mercado nacional. Isso tudo só nos ajudou a fortalecer e planejar o evento do próximo ano, em 2024”, define. As quatro tendências da Heimtextil forneceram orientação e insights sobre o futuro da casa e dos produtos têxteis para visitantes de todo o mundo As tendências sustentáveis voltadas para o futuro formaram o coração da Heimtextil na área Trend Space Coordenador de vendas internacionais da Fiama, Caio Gonzaga: “o grande diferencial da marca é oferecer os tecidos em texturas de bouclê para uso indoor e outdoor” Fiama Messe Frankfurt GmbH Messe Frankfurt GmbH

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