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43 JANEIRO/FEVEREIRO 2023 Em crescimento? Omercado sob medida nos últimos anos e as perspectivas do segmento para 2023 Por Thiago Rodrigo O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) da atividade de marcenaria tem o código 3101-2/00 – Fabricação de móveis com predominância de madeira. Segundo o Sebrae, há 245.174 marcenarias ativas no Brasil (números de 2022), um crescimento de 30,98% nos últimos cinco anos e de 8,8% em relação a 2021. Para esse montante de negócios de fabricação de móveis sob medida, o ano de 2023 será de desafios. Após dois anos de alta demanda por mo- biliário diante da reformulação das residências com o isolamento social provocado pela pandemia de corona- vírus, as expectativas para este e os próximos anos estão conectadas ao cenário político e à construção civil. Nos últimos três anos, todo o setor moveleiro sofreu com as alterações no valor dos materiais diante dos problemas mundiais provocados pela paralisação das atividades indus- triais. Isso elevou o preço do produto para a indústria da marcenaria e, consequentemente, para o cliente final. Entretanto, a consultora indus- trial, Cláudia Lens, avalia por outra perspectiva que também se agregou valor no momento de adequação, tanto física quanto emocional, no qual as pessoas se voltaram mais para dentro do seu habitat. Segundo ela, isso gerou uma oportunidade para o mercado sob medida. “Ainda há de se considerar o crescimento de lares com espaços reduzidos, em que empreendimentos de todos os valores e bem localizados atendem a uma população que bus- ca qualidade de vida e proximidade do trabalho. Isso, somado à flexi- bilidade do móvel sob medida, são motores que continuaram a impulsio- nar o nicho, ganhando cada vez mais espaço nesse mercado”, destaca. De olho no crescimento da construção civil, mas também nas ações do novo governo, segmento sob medida aponta expectativas para o novo ano Virmond Móveis SOB MEDIDA

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