Fornecedores 325

31 MARÇO 2023 tando vai encontrar uma solução”, enfatizou. Por fim, Ricardo destacou que lucro é importante, mas não deve ser apenas esse o objetivo principal, mas sim o legado. É o legado de uma empresa que ajudará nos momentos difíceis e nas parcerias. “O processo de inovação vai criando outro termo, quanto mais consigo oferecer, mais legado eu gero, diferente do lucro. O legado vale mais do que o capital, gera mais resultados, mais negó- cios”, definiu. CASE SYX Em seguida, Marcio Leo Danielewi- cz, fundador e CEO na Syx, mostrou como a empresa cresceu baseada em parcerias e inovação. Fundada em 2012, como Central de Ma- teriais, a empresa é um centro de negócios que realiza a gestão de ativos de empresas, organizando e otimizando o processo de venda de máquinas e equipamentos indus- triais. A jornada começa desde a avaliação até a entrega, proporcio- nando capital de giro e liberação de espaço, de forma sustentável e através de uma enorme base de compradores. “Temos que estar no lugar onde uma possível sinergia está. Estar em hubs de inovação para ter cocria- ção de pessoas e criar uma cadeia estruturada”, iniciou Márcio. Ao sair de uma indústria e fundar sua em- presa, Márcio tinha como premissa “nunca entrar para vender o que tem, mas para resolver o problema do cliente”. Em sua palestra, mostrou toda a evolução da Syx, como participou de projetos de inovação do Sebrae, do Senai-PR, da Endeavor, entre outros, para melhorar seu negócio e criar parcerias. “Conexões fazem o negó- cio aumentar e encurtar o caminho. Tudo dá para ser feito, não importa o recurso, o que importa é escutar”, destacou. “Sempre que for vender a gente tem que pensar no cliente e na relação a longo prazo”, frisou o fundador da Syx. Com efeito, a Syx colabora para a economia circular em máquinas, equipamentos e peças. “Na pande- mia aconteceu muito porque a cadeia de suprimento não estava funcio- nando. Empresas da área de cimento fizeram muita troca de peças para manter as operações funcionando. Tiraram o ego da frente e todo mun- do começou a se ajudar”, contou, antes de falar do setor moveleiro. “Por exemplo, um equipamento da Biesse, que a pessoa tem os spare parts (peças de reposição) na fábrica, de repente o cara trocou a máquina e comprou uma nova e tem as peças antigas guarda- das. A gente fez a conexão dessas peças que tinham no almoxarifado para outra empresa que precisava porque não tinha no mercado para abastecer. A cadeia ficou dois anos quebrada nessa parte de suprimen- to de peças”, explicou. Assim sendo, aquele negócio de não falar com o concorrente se transfor- mou em ter que falar com o amigo. “No setor de madeira, por exem- plo, os suprimentos se conversam. Ninguém está escondendo o jogo de ninguém. Nessa época se quebrou a barreira de perguntar e trocam informação dos fornecedores entre eles”, assinalou Márcio. Com diversos processos de inova- ção, a Syx conquistou por dois anos o 3º lugar no ranking da categoria Cleantechs do Brasil pela 100 Open Startups, sendo em 2022 o 54º lugar no ranking geral. Também foi esco- lhida pela Endeavor para participar do Escale-up 2021 – Programa de Aceleração das Empresas que mais Crescem no Brasil. Em 2022, foi escolhida pela segunda vez conse- cutiva para receber o selo Cubo do Itaú e fazer parte do maior hub de inovação da América Latina. Evento também serviu para os participantes conhecerem o novo espaço da Biesse no Brasil Divulgação

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