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35 MARÇO 2023 A ideia de simplesmente voltar a abril, tradicional ponto do calendário, depois de três anos, como se nada tivesse acontecido, era impensável. “Trabalhamos para dar forma às sugestões e visões que surgiram nos últimos anos, com base em algumas perguntas simples: qual é o novo papel do Salone? Como e por onde começar a redesenhar sua evolu- ção?”, ponderou. Assim, a feira pro- curou ouvir as necessidades de quem faz e vivencia o Salone, expositores e visitantes, realizando mais de 2,3 mil entrevistas e grupos de trabalho temáticos: “Isso impulsionou a ideia de uma exposição em um único nível para facilitar os fluxos e adotamos uma abordagem quase “urbanística” no design interno dos pavilhões”. EUROLUCE A edição marca o retorno da bienal de iluminação Euroluce, nos pavilhões 9-11 e 13-15, em sua 31ª edição, com layout expositivo repensado pelo estúdio Lombardi- ni22, de forma a garantir melhores ligações entre os quatro pavilhões, simplificar o percurso do visitante uma curva irregular, inspirada nos traçados de ruas de cidades italianas tradicionais – e, igualmente, para aumentar a visibilidade do expositor, garantindo que cada um tenha um espaço decente. “Seguindo o exemplo da Eurolu- ce, a bienal dedicada ao mundo da iluminação – que mudou tão acentuadamente nos últimos anos – redesenhamos o caminho, integran- do os espaços para empresas com conteúdos culturais interdisciplinares ligados à relação entre luz, arquite- tura, arte e ciência. Uma metamor- fose que provavelmente interessará ao Salone como um todo, voltada para ajudar a redesenhar o modelo da feira”, definiu Maria Porro. SALONE SATELLITE Mais de 550 aspirantes a designers participarão do 24º SaloneSatellite, em sua nova localização totalmente natural dentro dos pavilhões do Eu- roluce, dado que representa o futuro do design por excelência. A edição de 2023 dedicará um particular foco em escolas e universidades de design com o tema “Design Schools – Uni- versities/Construindo o (Im)possível. Processo, Progresso, Prática”. Ao colocar os holofotes neles, o SaloneSatellite quer enfatizar a contribuição profundamente enrai- zada que eles fizeram e continuar a contribuir para a formação de jovens designers e para o avanço do design. Assim, a disposição dos espaços expositivos foi repensada, com 27 escolas e universidades par- ticipantes organizadas em um anel externo que engloba os designers individuais. A instalação é inspirada na luz natural e no que ela represen- ta. As áreas SaloneSatellite Award serão distinguidas pela presença do sol e da lua, elementos que vão ditar o visual de todo o evento. SUSTENTABILIDADE A responsabilidade ambiental, eco- nômica e social também será priori- dade na edição de 2023 do Salone del Mobile Milano, que embarcou no caminho que o levará, no final do evento, para obter a certificação ISO 20121 para gestão sustentável de eventos. “Seguindo a edição de 2022, que teve a sustentabilidade em seu cerne com a grande instala- ção de Mario Cuccinella, decidimos embarcar no processo de certifi- cação ISO 20121, acreditando ser crucial para continuarmos no nosso caminho rumo à sustentabilidade. Isso também informou nossa decisão de aderir ao Pacto Global da ONU”, disse a presidente do Salone del Mobile Milano, que acrescenta: “A certificação é um processo que está nos ajudando a adquirir maiores habilidades internamente e no que diz respeito ao diálogo com todas as partes interessadas envolvidas. Somos um evento global, como organizadores somos conscientes da importância de compartilhar essa conduta ética e responsável com todas as empresas expositoras, os montadores, os visitantes e todo o ecossistema de design”. INDÚSTRIA ITALIANA A capacidade do iSaloni de expe- rimentar, inovar e interpretar as mudanças reflete um dinamismo e vontade de fazer cada vez mais e melhor pela indústria imoveleira que viu o design italiano se tornar o design por excelência a nível global. De acordo com Claudio Feltrin, pre- sidente da FederlegnoArredo, a 61ª edição vai desencadear a energia que as empresas italianas tiveram para alcançar um volume de produ- ção em receitas de quase 57 bilhões de euros em 2022, um aumento de 12,7% face a 2021. As exportações representaram 37% e são estimadas terem crescido 13,3%, impulsionado em espe- cial pelos Estados Unidos (terceiro mercado de destino depois da França e Alemanha). Vários fatores contribuíram para esses resultados, aponta Feltrin, desde a eficácia dos incentivos à construção, à renova- ção da casa durante a pandemia, o reconhecimento – também nos mer- cados emergentes – da qualidade e excelência indiscutíveis dos produtos e a determinação das empresas em continuar investindo. Bem como o constante trabalho de pesquisa e inovação para durabilidade do produto, uso de matérias-primas secundárias, economia de energia e formação de recursos humanos, além da sustentabilidade de produ- tos, processos e social. “É justamente esse conceito de sus- tentabilidade que a FederlegnoArre- do vem promovendo há alguns anos, embarcando com seus associados em um caminho que nos levará a ser líderes indiscutíveis em um campo em que já nos destacamos, como de- monstra o reconhecimento da ONU como a primeira cadeia produtiva de móveis de madeira do mundo a aderir ao Pacto Global. A Federação, os empresários e o Salão do Móvel estão trilhando um caminho juntos em direção a um objetivo comum que encapsula o maior valor de fazer negócios: responsabilidade para com o futuro”, afirma Claudio Feltrin.

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