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49 MARÇO 2023 DICAS PARA EXPORTAR “A melhor dica que podemos dar para grandes empresas brasileiras que desejam internacionalizar seus produtos é escolher bem o que você vai comercializar, fugindo da concorrência chinesa que copia tudo, e tentar ao máximo deixar o seu produto o mais artesanal possível”, sugere Fabiano. Grande consumidor mundial de móveis, o mercado estadunidense quer foco, na visão dele. Assim, ele indica escolher um produto e atacar de forma objetiva, em vez de entrar com um leque de opções tentando acertar com dois ou três produtos. “O mercado esta- dunidense é muito objetivo e exclusivo. Quando alguém monta uma empresa de chapéus ele se especializa em chapéus, quando monta uma loja de calçado ele se especializa em calçados masculinos ou femininos ou em tênis, mas nunca em tudo. Meu conselho é buscar uma boa parceria, fazer muita pesquisa e entrar em um mercado seguro com um produto bem definido e objetivo, não como uma aventura”, assinala. A presença no mercado externo começou com sua esposa e sócia, Ta- tiana, querendo morar na Flórida, em 2019. Lá, pouco depois, já estavam realizando projetos. A marcenaria fez uma residência de seis quartos nos Estados Unidos. “Ficou incrível, mas não passou disso”, resume. Logo observaram que o processo de mão de obra nos Estados Unidos era muito complicado e que o merca- do demandava um produto que o próprio consumidor pudesse instalar. Assim, sua esposa teve a ideia de criar uma linha de produtos DIY (faça você mesmo) que resultou na linha Slatted Wood Panels. Com isso, no ano passado a 12 Door enviou o primeiro contêiner com 1,5 mil m² do produto. Isso ocorreu por meio da empresa US Graphics CO, de Manoel Loureiro. O objetivo no primeiro ano exportando painéis ripa- dos era a divulgação e expansão, mas acabou resultando na entrada em outros mercados como Miami, Nova Iorque e Texas. “Na verdade, a gente não tinha nenhum interesse inicial de vender em uma pegada só, sabe? A ideia era usar isso como uma grande amostra”, conta. A marcenaria está em uma parceria de estudos com a ApexBrasil em Miami para mapear os melhores acessos. Hoje, o produto é distribuído da Flori- da para diversos estados, mas Fabiano quer, em médio a curto prazo, facilitar essas rotas e criar os centros de dis- tribuição citados. “A gente acredita muito no mercado norte-americano, mesmo tendo o mercado brasileiro hoje como um grande parceiro da 12 Door”, relata. Os EUA são o único país que a empresa exporta, embora alme- jem entrar na Europa por Portugal. O painel ripado é ofertado nas ver- sões Slatted Easy (placas de 2750 mm) e Slatted Luxury (placas de 450 mm quadrado). “Hoje temos uma solicitação muito grande des- sas forrações de madeiras natu- rais. Boa parte dos pedidos são de madeiras ainda não enviadas, mas o mercado tende a acolher muito bem a madeira natural brasileira, não tão bem a laca, como a gente imaginava anteriormente”, explica Fabiano. Além desse, a empresa já projeta comercializar bastante um novo produto, o Unique Wood Tile, azulejos de madeira no tama- nho 20 x 20 cm. 12 Door A demanda dos painéis ripados no mercado brasileiro está em expansão, mas é nos Estados Unidos que está com uma grande demanda Em 2022, a 12 Door enviou o primeiro contêiner para os Estados Unidos, com 1,5 mil m² de painéis ripados

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