Fornecedores 326

10 FORNECEDORES SOB MEDIDA 326 ARTECOLA Quando fez o balanço do primeiro semes- tre de 2022, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) viu com nitidez os efeitos que a instabilidade política e econômica global poderia causar às empresas do principal polo moveleiro do Bra- sil – a previsão se confirmou. Com base em dados da Secretaria da Fazenda (Sefaz), do portal Comex State e de análises de mercado, a entidade projeta que o faturamento gerado pelas mais de 300 indústrias da região en- cerre o ano com retração nominal de 3,5% em relação a 2021, ficando em torno de R$ 3,1 bilhões. Ainda assim, esse desempenho é 40% maior do que o registrado em 2020 e 55% acima de 2019 (ano que antecedeu a pandemia). Possivelmente, a principal razão para a queda de receita foi o mercado exter- no, cujas vendas de janeiro a novembro de 2022 apresentaram retração superior a 25%. ARTE E DESIGN TÊXTIL BRASILEIRO De 4 a 29 de março, a Arte e Design Têxtil Brasileiro foi alvo de feedbacks positivos e surpresa pelo formato diferenciado, conside- rado inédito no setor têxtil do País. O evento foi criado para não ser uma feira convencional, mas para mostrar o tecido como arte e a rela- ção dele com a arte. O evento promovido na Galeria Objectos do Olhar, em São Paulo (SP), reuniu as principais tecelagens nacionais para levar inovação, conhecimento e sustentabilida- de por meio de instalações e experiências em 3D, touch e Inteligência Artificial que propor- cionam a imersão no mundo dos tecidos e suas particularidades aos visitantes. Com a aceita- ção considerada unânime pela organização, o evento de 2024 já está nos planos, bem como estudos para que se torne itinerante. Além das instalações, as palestras e workshops também fazem parte do “roteiro” da exposi- ção, assim como as visitas guiadas. O evento teve apoio da Revista Móbile. Artecola Arte e Design Têxtil PAINEL UNICASA A Unicasa Indústria de Móveis S.A, listada em bolsa de valores, começa a operar, em 2023, um inves- timento da ordem de R$ 100 milhões em maquinário. As novas tecnologias no parque industrial visam otimizar, flexibilizar e personalizar ainda mais sua linha de produção. “Percebemos que os clientes de- sejam cada vez mais opções para personalizar seus espaços, por isso buscamos inovações que permitam oferecer um portfólio completo e customizado para cada necessidade, com o menor prazo de entrega”, destaca Guilherme Possebon de Oliveira, diretor financeiro da Unicasa. A alta tecnologia e agilidade no lançamento de produtos são os principais diferenciais competitivos da fábrica gaúcha, uma vez que possibilita desenvolver em escala com menores custos. De origem alemã, a nova linha de produção deve entrar em operação no segundo semestre do ano e vai acompanhar a expansão da rede de revendedores exclusivos, estrategicamente localizados e padronizados, adequados à proposta de cada uma das marcas: Dell Anno, New e Casa Brasileira. A Unicasa encerrou 2022 com ganho de 11,8% na receita bruta em re- lação ao ano anterior, chegando a R$ 298,6 milhões, conforme divulgação de resultados da companhia.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=