Fornecedores 326
26 FORNECEDORES SOB MEDIDA 326 Entidades mostram medidas e ações que ajudariam no crescimento do setor moveleiro neste e nos próximos anos Por Thiago Rodrigo Crescimento P ara os próximos anos, as expectativas para o setor moveleiro não são tão positivas na parte econômica, embora o olhar do e para o consumidor e o posiciona- mento no mercado podem ajudar a manter os resultados de 2022, avaliam especialistas da cadeia do mobiliário. O cenário econômico do Brasil, nos próximos dois ou três anos, com pressões inflacionárias e juros altos, não oferecerá grandes oportuni- dades de crescimento, em especial para os segmentos de móveis seriados e populares. Esta é a visão do diretor do Iemi – Inteligência de Mercado, Marcelo Prado. Segundo ele, para as empresas especializadas nesses nichos, é muito importan- te rever seu posicionamento nos diferentes canais de venda, linhas de produto, regiões de consumo e faixas de preço em que atuam, para identificar as melhores oportuni- dades de crescimento para as suas marcas. “É preciso lembrar que o merca- do de móveis no Brasil é amplo e segmentado, em que os diferentes nichos do mercado apresentam taxas de desempenho bem dife- rentes entre si. As marcas que mais irão crescer nesse e no próximo ano, terão de identificar os nichos que mais crescem e direcionar a eles os seus esforços de crescimento. Estar focado nos segmentos do mercado que melhor irão performar nos pró- ximos anos fará toda diferença para Movergs garantir à empresa, um crescimento sustentável e acima da média do mercado. E para tanto, terão que buscar informações detalhadas, pla- nejar e se organizar para que suas ações sejam implementadas”, avalia e sugere Marcelo Prado. A projeção da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abi- móvel) é de que haja um crescimen- to mais significativo na indústria e no varejo de móveis a partir de 2024. Entretanto, isso dependerá da reorganização das cadeias de abastecimento globais e da pacifica- ção de conflitos internacionais, se- gundo o presidente, Irineu Munhoz. Ele também inclui como relevante as políticas econômicas que serão implementadas pelo novo governo no Brasil e como elas impactarão o problema dos juros, do acesso ao crédito, da inflação, da geração de emprego, da carga tributária, entre outros pontos essenciais para a economia e a indústria nacional. Para ajudar que a indústria e o varejo de móveis tenham cresci- mento em 2023 e nos próximos anos, a Abimóvel seguirá com sua construção de uma agenda de negociação direta entre a Abimó- vel e o governo, o que se mantém junto a nova equipe econômica. Um grande passo nessas articu- lações foi “Fremob”, a frente parlamentar em defesa do setor moveleiro, com o apoio de mais de 200 deputados e senadores no Congresso Nacional. CENÁRIO Para empresas de móveis seriados e populares é importante reavaliar o posicionamento nos diferentes canais de venda, linhas de produto, regiões de consumo e faixas de preço em que atuam
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