Fornecedores 326

28 FORNECEDORES SOB MEDIDA 326 Appana Consultoria mostra como as empresas podem fazer o desenvolvimento de pessoas – e do negócio – para habilidades sustentáveis Colaboradores sustentáveis G rosso modo, a sustentabilida- de representa algo autossus- tentável. Ao extrair algo é preciso ter uma troca equânime. Avançado a isso, há a regeneração, ou seja, não só não degradar, mas regenerar o meio ambiente. Como tornar o ecossistema de uma floresta vivo de novo, por exemplo, de uma forma melhor que era, sustentável. Ao falar de pessoas dentro da sustentabilida- de, a visão eurocêntrica e ocidental separou o homem da natureza. “Quando vamos estudar a invasão dos europeus na América do Sul, tem uma visão de conquista e que o homem conquistou a natureza, submeteu a natureza a ele próprio”, lembra Paulo Corniani, sócio-diretor da Appana Consultoria, focada em desenvolver pessoas e organizações para competências sustentáveis. Segundo ele, ao falar de pessoas, parte-se da premissa do bem viver. Ao falar do desenvolvimento de pes- soas dentro do mercado de trabalho, está a humanização do trabalho. Afinal, o trabalho é uma ação humana, de acordo com Corniani é, talvez, a mais importante delas. Essa ação humana foi sendo, por advento da história e das revoluções, sobretudo a industrial, mais meca- nizada, robotizada. Dessa maneira, a humanização do trabalho está em recordar coisas que até então são básicas, mas que em muitas organizações não acontece: “um ser humano tem um corpo, tem emo- ções e tem linguagem. Quando a gente escuta personalidades dizendo que o diálogo é importante, falamos de um tipo de linguagem aplicada, falamos de um processo dialógico”, diz o consultor, que salienta: “Processo é linguagem. Então, como colocamos os processos a serviço do trabalho, da ação do trabalho? Como fazemos processos servir pessoas para isso gerar mais riqueza. O que acontece é que quando falamos de resultado, tem a noção de lucro que é uma questão básica do negócio dentro do capitalismo. Por esse tipo de avanço conceitual e prático, a gente consegue ir debatendo o lucro justo, salário líquido e tudo o que envolve o mundo do trabalho”, diz. ENGAJAMENTO E ESTRATÉGIA Trabalhar a sustentabilidade dentro da organização tem dois pilares fundamentais que é o engajamento da alta liderança e colaboradores e a estratégia da empresa. Quanto mais o negócio conseguir pegar a es- tratégia e direcionar isso para a finalidade que tem, mais perto da sustentabilidade real do negócio estará. “Não adianta jogar um monte de CO2 na atmosfera e ação social ser construir moradia. O grande desafio é atuar na finalidade do negócio”, destaca Corniani. Divulgação PESSOAS Por Thiago Rodrigo Com engajamento e estratégia é possível desenvolver pessoas com habilidades sustentáveis para enfrentamentos aos desafios sociais, ambientais e de governança

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=