Fornecedores 326

44 FORNECEDORES SOB MEDIDA 326 EXPECTATIVAS Samuel Silochi, diretor da Móveis Silochi, tem boas expectativas da feira. “É um terreno novo para nós, não sabemos ainda o que vamos colher do projeto, mas acredito que o reconhecimento de marca, marketing e possíveis negócios gerados são nos- sa motivação nesse momento. Temos a expectativa de encaixar alguma venda, escolhida por alguma loja no exterior para produzir e comercializar, também o reconhecimento do desig- ner. Mas não temos muito parâme- tro”, assinala. Samuel considera que ter o nome da marca ao lado de empresas renoma- das e consolidadas como Tidelli, Bre- ton e Saccaro, é muito importante, bem como o fato do Eduardo estar em meio a outros grandes desig- ners de alto padrão com portfólios extensos. Mesmo com uma fábrica pequena, com dez funcionários, uma esqua- drejadeira Altendorf, uma secciona- dora e uma coladeira de borda da SCM, Samuel acredita que será um ano de consolidar a operação que já tem nos Estados Unidos e iniciar uma nova operação na Europa com peças assinadas. O primeiro móvel piloto foi desen- volvido pela empresa em dez dias e a marcenaria ainda analisa o volume de peças e tempo de fabricação, caso receba grandes pedidos após a presença no Salão do Móvel de Milão. “É um processo artesanal, com lâmina natural colocada a mão, peças em mármore que tem formatos orgânicos curvados. Tudo tem seu tempo de produção. Temos uma estratégia de encurtar esses processos para um eventual pedido de escala maior”, diz Samuel. Eduardo adianta que há a ideia de fornecer a mesa de cabeceira na cor branca e está aberto a fornecer ou- tros padrões de lâminas de madeira, embora isso acaba por sair da ideia de brasilidade do produto. O desig- ner é bacharel em design industrial pela Univali de Balneário Camboriú (SC) e possui mais de 15 anos de experiência com design de mobili- ário. Como colaborador da Móveis Silochi, executa projetos de móveis sob medida, mobiliários personaliza- dos e peças em geral. CASE DE EXPORTAÇÃO O processo de exportação da mar- ca começou com a ajuda de órgãos abaixo do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), como o Pro- grama de Qualificação para Expor- tação (Peiex), câmaras de comércio e o Brazilian Furniture, projeto da Abimóvel com a ApexBrasil. “Além de ter uma ajuda direta na obten- ção de clientes, também tivemos ajuda recebendo material estraté- gico dessas agências, apontando qual o melhor mercado e melhor produtos para exportação”, conta Samuel, que é responsável por essa área na marcenaria. Assim, a Móveis Silochi teve uma evolução constante exportando móveis sob medida, com mais de dez contêineres e 80 toneladas de produtos exportados. “A cada processo aprendemos mais sobre o mercado de móveis e o comércio exterior. Existe uma diferença gran- de entre os produtos comercializa- Móveis Silochi Entre 98 projetos selecionados inicialmente pelo Brazilian Furniture, 28 peças foram escolhidas para serem exibidas em Milão, como a Melia, da marcenaria Móveis Silochi e do designer Eduardo Colosso MARCENARIA

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=