Fornecedores 327
36 FORNECEDORES SOB MEDIDA 327 ISALONI Não foram apenas os materiais utili- zados que chamaram a atenção. Os fabricantes brasileiros de móveis têm investido em processos produtivos mais limpos e na economia circular, reduzindo o impacto ambiental em todas as etapas da produção e do consumo. Além disso, o design das peças também tem sido pensado de forma a minimizar o desperdício, otimizar a usabilidade, aumentar o tempo de vida dos produtos e disse- minar uma mensagem de consumo sustentável, como foi observado entre as marcas que participaram do iSaloni. By Kamy, Century, Cristais São Marcos, Green House, Modalle, Ornare, St. James, Tramontina, Etel e Uultis exibiram produtos que aliaram luxo e sofisticação com consciência e responsabilidade socioambiental. A Ornare lançou a coleção Timeless, resgatando o uso da madeira maciça e com processos que reduzem o desperdício. Outro exemplo é a Uultis, que incentiva o uso consciente do mobiliário e a sua reutilização, evitando o desperdício e contribuindo para a economia circular. Com design da designer Marta Manente, a Modalle lançou a poltrona Bendita, concebida para ser ampla e grandiosa para oferecer tranquilidade e paz. DESIGN MAIS INDÚSTRIA Além dessas empresas, uma ação de design integrado à indústria nacional, abordando a interação entre o industrial e o feito à mão, bem como a união da criatividade e da tecnolo- gia, resultou em peças desenvolvidas colaborativamente por 22 designers e 21 fabricantes que também exibi- ram suas criações no evento. Com o objetivo de aumentar a visibilidade do design brasileiro, o tema da bra- silidade foi escolhido para reforçar o compromisso com a sustentabilidade e escolhas conscientes de matérias- -primas, principalmente nacionais. Liana Tessler foi escolhida como curadora do projeto. S. PROJECT Pelo terceiro ano consecutivo, a S.Project marcou presença na feira selecionando produtos de design e soluções decorativas e técnicas. Houve, de acordo como iSaloni, um foco cada vezmaior em tecnologia, procurando equilíbrio entre atender aos novos gostos dos clientes e propor novos estilos de vida, alinhados às necessida- des modernas. Fato é que o espaço doméstico do futuro está a ser repensado em linhas imaginativas, mas calorosas e acolhedoras, semdeixar de cuidar do ambien- te. Móveis, objetos e tecidos buscaram surpreender e envolver o visitante ostentan- do tons vibrantes, superfícies lacadas, fios prateados e dourados, comdesigners pensando fora da caixa e se deliciando comas cores para animar o ambiente. Para Cândida Cervieri, diretora-exe- cutiva da Abimóvel, levar o resultado desse trabalho de integração entre o design e a indústria de móveis na- cional para os pavilhões do iSaloni, junto às mais importantes marcas de móveis do planeta, é uma oportuni- dade única e um passo importante no projeto contínuo de consolidação de imagem e posicionamento da indústria brasileira de móveis no mercado global. “O design brasileiro já é reconhecido mundialmente pela sua originalida- de, ousadia e diversidade. Fatores que queremos explorar e enfatizar, tornando a indústria de móveis nacional ainda mais competitiva em nível global. A exposição é, portanto, uma chance ímpar para que nossos produtos sejam vistos e apreciados por um público qualificado, com- prador e provindo das mais diversas regiões do globo”, destaca Cândida. ESCRITÓRIOS Modularidade, conforto caseiro e diversão foram a tônica do Workplace 3.0 no iSaloni 2023. A hibridização do escritório esteve em alta, pois o escritó- rio não pode mais carecer do conforto do lar, assim como o lar não pode mais carecer de mobiliário profissional para o trabalho, de acordo com a feira. As clássicas mesas de reunião e cadeiras de secretária agora se juntam a con- fortáveis poltronas, chaises, ilhas para sentar e até mesas de pingue-pongue, tanto no interior como no exterior. No conforto modular, muitas empresas decidiram oferecer o mesmo grau de conforto a que as pessoas estão acos- tumadas em casa, introduzindo móveis estofados em escritórios ou espaços comerciais. Sempre visando o bem- -estar mental mais do que físico, os jogos também avançaram timidamente como novos espaços de escritórios. Salão do Móvel de Milão
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=