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31 JULHO 2023 Arquivo Pessoal DESIGN NA INDÚSTRIA “O design transdisciplinar envolve a colaboração de profissionais de diferentes áreas para criar soluções inovadoras que atendam às necessi- dades dos empresários, do mercado e dos consumidores. No caso da indústria moveleira, essa abordagem pode ajudar a criar peças mais ergo- nômicas, confortáveis, funcionais e alinhadas às tendências de decora- ção, atendendo aos interesses do público, ao mesmo tempo aumen- tando as vendas e gerando lucro aos negócios”, pontua o designer Dimitri Lociks. “Além disso, a ação pode contribuir para a criação de produtos cada vez mais sustentáveis e em sinergia com normas nacionais e internacionais, utilizando materiais e processos de produção mais eficientes e menos poluentes”, continua Lociks, que é diretor da APD (Associação dos Profissionais de Design), conselheiro da Adepro (Associação de Designers do Brasil), designer na Choque e um dos responsáveis pela condução do programa de design do PDCIMob. O profissional acredita que o projeto tem um papel fundamental ao se basear nas melhores práticas do mercado, possibilitando com que negócios ainda pequenos se desen- volvam em bases sólidas, de forma constante e promissora. Reforçando que uma empresa competitiva é aquela que oferece produtos atraen- tes, mas também acessíveis. Nesse sentido, o design aliado à in- dústria visa auxiliar esses empresários a gerar e comunicar valor para sua marca, levando em conta aspectos de comportamento de consumo, susten- tabilidade e responsabilidade social. “Acreditamos que essa geração e co- municação de valor deva ser global. O que quer dizer que não basta criar um produto atraente, mas também é necessário apresentá-lo e vendê-lo de forma que o cliente perceba valor em toda a jornada que ele tiver com a marca”, ressalta o designer. De fato, um dos principais desafios para micro e pequenas empresas está na comunicação. “Grande parte de nossas empresas apresen- tam móveis de excelente qualidade, mas têm dificuldades de comunicá- -los por falta de uma abordagem mais estratégica. Atualmente, por exemplo, o uso da ferramenta de design por essas empresas tende a ser de forma pontual. No entanto, acreditamos que o design não deva ser tratado como uma ferramenta ocasional, mas sim de forma sistê- mica e integrada com o marketing, bem como outras áreas”, enfatiza o presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz. Isso significa que as empresas pre- cisam transmitir valor por meio do design em todos os aspectos, desde a marca até as redes sociais, o site, o material de vendas e, é claro, nas peças. “Por meio dessa abordagem mais holística do design, poderemos alcançar resultados satisfatórios em termos de posicionamento e ven- das”, complementa Lociks. POR DENTRO DO DESIGN Nessa direção, acredita-se que por meio das ações da Trilha II, o PDCI- Mob possa colaborar para a criação de uma cultura de design tanto nas indústrias como no varejo nacional. O design brasileiro tem evoluído significativamente nos últimos anos, com o surgimento de novos talentos e a consolidação de marcas que investem em qualidade, sustentabili- dade e criatividade. Dimitri Lociks é responsável pela trilha de design do programa
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