Fornecedores 329

40 FORNECEDORES SOB MEDIDA 329 Ainda dentro do tema sustenta- bilidade, empresas como Dow e Covestro mostraram suas jornadas da descarbonização e identificação de materiais de base renovável ou circular para produção de MDI e TDI, por exemplo. Edilson Machado, diretor de marketing do negócio de Poliuretanos da Dow na América La- tina, mostrou que a empresa investe em tecnologia de baixo carbono, projetos de eficiência energética e logística verde. Já André Borba, head de operações comerciais da Covestro, demons- trou que a empresa já identificou ao menos quatro substitutos para o petróleo, como óleo utilizado, bio base, bio circular e de cadeia aberta (plásticos utilizados) e que isso é só o começo na busca pela circulari- dade. A indústria de tecidos para col- chões também mostra avanços no conceito de economia circular. Lars Müller, general Manager da BekaertDeslee Brasil, apresentou os lançamentos da marca nas últimas feiras internacionais, produzidos no conceito DfD – Design for Disassembly (design e engenharia para desmanche). INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Inteligência Artificial e Internet da Coisas já fazem parte do dia a dia de todos, em maior ou menor escala e podem ser mais bem aproveitadas na cadeia de col- chões. Alexandre França, gerente comercial da Alutec, demonstrou na prática que ferramentas como ChatGPT podem ser de grande va- lia para indústria e varejo de col- chões. Para ele, a nova geração de consumidores pede velocidade e precisão nas respostas e no aten- dimento. “Neste caso, os chatbots conseguem impor essa velocidade e precisão visual”, sinalizou. Renê Oliveira, CEO da Overseas, mostrou que a IoT já faz parte dos colchões, através da tecnologia de monitoramento do sono, que permite inclusive que o fabri- cante crie seu próprio App para o usuário. “Com isso, é possível ter acesso aos dados, obviamen- te respeitando a LGPD, e assim, entrar na intimidade do usuário para ajudá-lo a dormir melhor”, demonstrou. Luis Marinho, diretor da Blu, empresa especializada em solu- ção de pagamentos, apontou os avanços tecnológicos que podem ser usados a serviço da inteligên- cia do negócio. “É possível vender mais e com segurança”, afirmou, lembrando que a forma de vender evoluiu do cheque pré-datado para o cartão parcelado, mas isso beneficiava só o comércio. “Hoje a indústria também se beneficia de soluções de recebíveis e análise de crédito”, destacou. O presidente da Abicol, Rodri- go de Melo, encerrou o evento demostrando emoção com tudo o que vem sendo feito pelo setor, mas reconheceu que muito ainda precisa ser feito, especialmente quando se trata de sustentabili- dade. “Estamos empenhados em avançar em cada um dos cinco pi- lares que baseiam nossa gestão”, concluiu. ENICOL Enicol Empresas fornecedoras apresentaram soluções tecnológicas para a produção e o produto

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