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27 AGOSTO 2023 menos gargalos na linha de produção. “O sequenciamento da produção por softwares APS permite que os gargalos sejam identificados facilmente, even- tualmente reduzidos e devidamente tratados”, afirma. De acordo com o diretor de produção, a ferramenta de maior marketshare em termos de APS na América Latina é o Opcenter APS, antigo Preactor, da Siemens, com a Neo Engenharia de Produção sendo a principal revenda. Todeschini destaca alguns ganhos com a implementação de um software APS: - 5% a 20% de produtividade nos cases de sucesso; - Redução do esforço do time de PPCP em até 95%; - Melhorias no atendimento de entre- gas de 20 a 50%; - Redução de tempo de atravessamen- to de 20 a 50%; - Redução de estoques de 15 a 50%; - Melhoria na aderência da programa- ção em até 90%. CASE Melhorias no sequenciamento da produção foram executadas nas empresas moveleiras Panan Móveis, DJ Móveis, Madelei, Rohden Portas e Placas do Brasil, igualmente na indústria de móveis Bartira, a maior moveleira da América Latina sendo o principal case de sucesso é na Indústria de Móveis Bartira. Pertencente ao grupo Via Varejo, até o final de 2018 a empresa trabalhava com um processo de sequenciamento parcial das linhas produtivas. “Somente os recursos gargalos eram sequenciados e, mesmo para estes, o tempo para gerar a fila de operações era alto, levando uma sema- na para fazer o planejamento mensal da fábrica”, explica Todeschini. A falta de dinamismo no sequencia- mento e esse retrabalho gerava atrasos recorrentes no fim de cada mês. A equipe utilizava planilhas para geren- ciar os trabalhos do dia a dia. Então, foi aplicado o Preactor Scheduling, parametrizado para atender o sequen- ciamento dos setores de coladeira de bordas, furação, pintura, montagem e embalagem. “Para cada setor foram mapeadas as diversas características que constituem o produto e configu- rados como atributos de setup, entre eles: tipo de fita de borda, família de produto, tipo de desenho e cor da chapa”, pontua o diretor de operações da Neo. Tendo em vista a necessidade da Bartira de fazer análises da capacidade de produção da fábrica, mão de obra, matérias-primas e demais variáveis, o Preactor ainda entrega uma solução de simulação de produção, onde é possível para a empresa executar um plano de produção de meses no futuro, tão longo quanto for o forecast recebido. Com o plano pronto e validado, exporta-se a fila de produção das máquinas diretamente para o ERP e para o MES. “A partir do momento que o sequen- ciamento é liberado, ele já está dis- ponível nos terminais das máquinas para os operadores poderem cumprir o sequenciamento do seu turno. Por meio de travas nos terminais das má- quinas, o operador não pode alterar a sequência sugerida pelo Preactor sem autorização de um supervisor, fazendo com que o trabalho realiza- do pela equipe do PCP seja realmente o cumprido no chão de fábrica”, afirma. Após a implementação e maturida- de, o trabalho que a equipe de dez pessoas não conseguia atender em uma semana, passou a ser atendido por quatro pessoas, em apenas duas horas. “A visão do sequenciamento deixou de ser somente nos recursos considerados gargalos e passou a ser de todas as máquinas da fábrica, dando um poder de análise maior para o PCP. Somente na programação destes recursos gargalos, a aderên- cia entre o planejado e o executado estava em 60%, seis meses após a implementação, sequenciando todos os recursos, a aderência chegou em 100%”, pontua Todeschini. A capacidade produtiva, que antes era de 24 mil caixas, passou para mais de 26 mil, um aumento de quase 10% na produtividade. “Parte desse ganho de eficiência foi devido ao sincronismo dos dados e outra parte devido a trabalhos de melhorias em todos os setores. As demais pes- soas da equipe tiveram suas rotinas modificadas para atividades mais estratégicas na empresa, analisando dados e buscando as melhores solu- ções para a Bartira”, finaliza o diretor da Neo Consultoria. Neo Consultoria NEOCONSULTORIA Para realizar as implementações do Opcenter APS Preactor, a consultoria conta com um time que soma mais de 60 anos de experiência entre o time de operações da empresa, em três sedes: Porto Alegre, São Paulo e Lisboa. “Toda essa experiência traz um know-how da indústria brasileira que traz uma troca de boas práticas muito importante para manter todos os clientes com o estado da arte da tecno- logia disponível no mercado”, assinala Todeschini. A Neo ainda conta com um núcleo específico de inovação, a Neo Labs, que conta com desenvolvedores que trazem constantemente melho- rias para toda a base de clientes, além de um time de Customer Success que mantém mapeado o status da solução dos clientes e sugere melhorias de acordo com a necessidade deles. “O sequenciamento da produção por softwares APS permite que os gargalos sejam identificados facilmente, eventualmente reduzidos e devidamente tratados”

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