Fornecedores 330

44 FORNECEDORES SOB MEDIDA 330 “Antes de fechar uma venda com insumos que você não usa com frequência, conferir com os forne- cedores desses insumos se eles os têm em estoque a pronta entrega”, também exemplifica o consultor. “Quantas vezes marceneiros perdem dias inteiros parados apenas por falta de material? Essas são algumas medidas simples que não requerem capital, mas que podem tornar o processo de fabricação dos móveis muito mais linear sem interrupções e períodos de ociosidade”, diz. FERRAMENTAS Existem soluções que colaboram para diminuir ou extinguir a ocio- sidade na produção de móveis sob medida. Uma ferramenta básica para ser usada para gerenciar a marcena- ria e/ou fábrica de móveis planeja- dos é utilizando programas como Google Agenda e Trello, sugere o consultor moveleiro, pois mesmo suas versões gratuitas oferecem a possibilidade de organizar o fluxo de informações. Nisso, ele reforça a descentralização de tarefas. “Líderes centralizadores que acham que se as coisas não passaram por suas mãos não serão bem-feitas são os maiores desenca- deadores de períodos de ociosidade nas marcenarias e fábricas de móveis sob medida”, diz Anderson Rios. O diálogo é a melhor ferramenta para prevenir a ociosidade. “Quando existe diálogo, cada um saberá exatamente seu papel e suas funções na empresa, ajudando a prevenir possíveis erros que poderiam acabar causando perda de tempo e até mesmo travamento entre os setores”, afirma. Anderson Rios também assinala que não adianta investir milhares de reais em uma seccionadora de pinça ou mesmo uma Router se a marcenaria não organizou o fluxo de infor- mações que vão proporcionar que todas as chapas que devem ser cor- tadas, rasgadas e furadas cheguem até essas máquinas. LAYOUT No layout de produção pode ter problemas que ocasionam na ociosi- dade. Contudo, se o layout está cor- reto, ainda pode ter gargalos para ter a ociosidade. Mas onde? Um dos fatores que causam mais atraso nas fábricas de móveis sob medida é o fluxo de informações que sai do setor comercial para a produção. “Empresas com estruturas maiores têm departamentos de planejamen- to que funcionam como filtros para tornar o tempo da produção mais produtivo. Mas basta apenas uma dúvida sobre um acabamento de uma porta ou o tipo de corrediça a ser usada para parar uma marcena- ria inteira às vezes por vários dias, esperando apenas uma resposta que poderia ter sido dada antes mesmo que a produção tivesse iniciado caso o responsável tivesse feito uma aná- lise criteriosa daquele projeto antes de enviá-lo à produção”, exemplifica o consultor moveleiro. Desse modo, a falta de planeja- mento a médio e longo prazo afeta demais as marcenarias e fábricas de móveis sob medida. “Mesmo saben- do que existem épocas do ano que a procura por móveis naturalmente é menor, muitas marcenarias não se programam e acabam por ficar sem projetos, causando grande ociosida- de”, pontua o profissional. Outro fator determinante é depen- der exclusivamente de um único parceiro indicador de projetos, esquecendo de captar suas próprias MARCENARIA Arquivo Pessoal “Não buscamos formar especialistas em apagar incêndios, buscamos formar especialistas em prevenir incêndios”, enaltece Anderson Rios sobre o lema da consultoria

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=