Fornecedores #333

13 NOVEMBRO/DEZEMBRO 2023 tendências, algo visto em fase embrio- nária na Europa e que a empresa logo produziu para o mercado brasileiro. A coleção combina sofisticação e confor- to e apresenta uma paleta de tons que inclui cinza, grafite, terracota, off-whi- te, preto, branco e azul. “É realmente uma tendência, com uma construção rica de boucles ao estilo vintage, de alta qualidade e conforto, com um design sutil e ricamente aveludado”, destaca. O boucle Vintage da Fiama conquistou os clientes durante a Feira Fimma Brasil, no qual Simone conta que muitas indústrias escolheram os tecidos da empresa para integrar suas coleções de 2024. “Além dos boucles, os tecidos rústicos naturais da Coleção Rustik também foram um sucesso aqui na Feira. É gratificante fortalecermos nos- sa parceria com grandes indústrias e estarmos presentes nas próximas feiras de exposição dos nossos clientes”, destaca. A coleção, denominada “Bél- gica”, se evidencia por oferecer boucles vintage e boucles mais encorpados. SUSTENTABILIDADE A fabricante de tecidos não está aquém do viés sustentável cada vez mais demandado para indústrias e so- ciedade. Para atender a essa demanda, optou por utilizar algodão ecológico em um processo de produção que também segue princípios sustentáveis, resultando na linha Ecomobili. O acabamento da linha são os repelentes Hydro repel “easy clean”, que também oferecem fácil limpeza. “Não utilizamos produtos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente, desde a concepção do produto até o produto final, priorizamos a sustenta- bilidade em todas as etapas”, explica a gerente comercial. A linha está disponível em 64 artigos e em paletas de cores comerciais como dois tons de bege, tons de cinza, verde, grafite e azul marinho. “São cores mais comerciais para o segmento de decora- ção de moveleiro, para estofados, pol- tronas, almofadas em geral, cabeceira de cama e laterais de colchão”, justifica. A Ecomobili é um tecido que também pode ser aplicado na lateral de colchão, algo que até então a Fiama não tinha para oferecer. “Essa linha veio a calhar na hora certa. Os clientes estão amando essas construções para dar um acabamento diferente ao colchão”, destaca Simone. Para chegar no desenvolvimento do Ecomobili, a Fiama contou com fornecedores parceiros que mantêm relacionamentos de longa data e fornecem fios sustentáveis de alta qualidade. “É uma cadeia que desde o início do processo, o fornecedor do fio já trabalha toda a parte sustentá- vel de coleta e reaproveitamento das fibras, para depois fornecer fios de ótima qualidade e sustentáveis para a Fiama, afirma. Quanto à obtenção do algodão, trata- -se de um processo de desfibramento no qual são pegos uma quantidade de cortes de produção de vestuário. “Na hora que está fazendo a pilotagem, corta uma camiseta, uma calça, por exemplo, esses retalhos da sobra de corte que são puros, sem utilização, vão para uma separação por tons de cores e aí eles são desfiados e depois viram fios, os quais recebemos e faze- mos o processo de tecelagem dentro da Fiama”, conta a profissional. Sendo uma indústria totalmente ver- ticalizada, tudo é feito dentro da pro- dução da Fiama. Após a tecelagem, é feito o processo de acabamento, que é o segundo diferencial da coleção, que conta com o Hydro repel, acabamento de repelência à solução aquosa. “Se o cliente faz um sofá com o Ecomobili, ele não precisa mandar impermea- bilizar, pois já oferece o acabamento de repelência de soluções aquosas”, destaca Simone. OBSERVATÓRIO A presença em feiras internacionais é um dos principais fatores que contri- buem para o rápido desenvolvimento de tecidos, alinhados com as últimas tendências e demandas do mercado brasileiro. Dentro disso, a Fiama acom- panhou atentamente as inovações apresentadas no Salão do Móvel de Milão no ano passado e neste ano. Além disso, marcou presença na maior feira de tecidos do mundo, a Heimtex- til, para apresentar aos visitantes, as últimas novidades da empresa, bem como novas tecnologias e tecidos de alta performance. E em 2024, estará presente novamente. “Nossa designer esteve em Milão, trazendo as principais tendências em tecidos para decoração. Em colabora- ção com nossa equipe comercial, que também fornece insights do mercado brasileiro, unimos as tendências globais com as necessidades locais para criar as nossas coleções. É importante adaptar as tendências internacionais para a realidade do nosso mercado, pois nem tudo que é tendência lá fora é relevan- te para lançar aqui. No caso dos teci- dos mencionados, como o Ecomobili e Boucles, a resposta foi muito positiva. O sucesso desses produtos indica que conseguimos efetivamente traduzir as necessidades do mercado brasileiro nessas linhas”, explica. Contudo, não são só os dois produ- tos, há outros lançamentos gerados com base nisso, como a linha Nomad. “A Fiama é muito forte também em estamparia, é um outro processo que temos. A parede do estande na Fimma Brasil foi revestida com esse tecido estampado e as cortinas de entrada com a base em cru”, afirma a gerente comercial. A linha Nomad tem tecidos de fibras naturais de linho com viscose. “Um linho totalmente nobre, uma fi- bra mais diferenciada, com estamparia digital”, ressalta. Fiama Nova linha de Tecidos Corporativos Fiama

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=