Fornecedores #333

28 FORNECEDORES SOB MEDIDA 333 “Vivemos uma motivação grande no início dos anos 2000 até 2010/2011. Depois, de 2012 em diante isso naufra- gou e vivemos uma situação de dólar a R$ 1,50 em uma política cambial com intuito de controlar a inflação, o que foi uma sucessão de erros com sobrevalorização da moeda brasileira que causou um dano enorme para a indústria nacional, para as contas públicas e para as exportações de to- dos os produtos, em especial do setor moveleiro”, explica. Isso fez com que as empresas perdes- sem o foco na exportação. Posterior- mente, foi feito um árduo trabalho para convencer que o Brasil era com- petitivo no setor moveleiro e de que não tinha apenas a oferta de “móvel de primeiro preço”. “As empresas estavam muitos desanimadas ou desin- teressadas em relação às exportações. Com o programa Brazilian Furniture e a retomada das relações internacionais de promover e trazer compradores internacionais e mostrar que aquele é o caminho de produtos elaborados e com design, isso mudou”, aponta. Assim, o reestabelecimento da confian- ça no potencial das exportações junto aos empresários foi um grande papel realizado pelo Brazilian Furniture, capita- neada pela Abimóvel. A segunda tarefa foi ajustar o tom da exportação do mó- vel brasileiro e a associação, por meio do programa, orientou e mostrou ao mercado internacional que o Brasil tem as melhores matérias-primas na área da madeira e pode ser muito competitivo no mercado mundial de móveis. “Só precisamos colocar brasilidade, design, diferenciais próprios, qualidade, exclusividade, criar nossa própriamarca, nosso próprio estilo, não precisamos copiar ninguém, temos omóvel brasileiro combompreço e preço justo. Assim, o mercado émuitomaior combarreira de entradamuitomenor, semcompetir com países de primeiro preço que é alvo de países de baixo custo de produção e baixa diferenciação”, diz Prado, que acrescenta: “Nós temos condições de criar muitos diferenciais com as matérias-primas que temos e muito design, aplicando um pouco do nosso estilo, nossa maneira de viver, como decoramos nossas casas. É atrativo assim como o estilo de vida do tailandês é atrativo para muita gente lá fora. É diferente, é atraente, assim como estilo de vida do indiano, que quando vai para a Europa vender o design dele, é muito autêntico com sua cultura. O Brasil tem de ter sua cultura dentro do design e é algo que cria muito valor”. O Brazilian Furniture tem colaborado para as exportações de móveis ao dar o tom sobre com quais produtos ex- portar e com quais posicionamentos, sendo competitivo independentemen- te do câmbio. Para 2024, o projeto da Abimóvel com a ApexBrasil prepara uma série de inicia- tivas com ações físicas em oito países. A proposta de promoção comercial em alinhamento prevê um trabalho robusto, tanto em formato físico quanto remoto, ampliando ainda mais as pos- sibilidades de atuação e engajamento das empresas associadas e compradores internacionais. As missões comerciais programadas serão na Alemanha (Imm Cologne), México (Expo Mueble), Itália (iSaloni) e Estados Unidos (ICFF), todas no primeiro semestre. EXPORTAÇÃO Brazilian Furniture Segundo Prado, o mercado moveleiro brasileiro tem de mostrar que tem produtos, diferencial, design, cultura, atratividade, criatividade e construir valor para o negócio

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