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11 JANEIRO/FEVEREIRO 2024 NOVA INDÚSTRIA BRASIL Após amplo diálogo entre o governo e o setor produtivo, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) entregou ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o texto da Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial que vai impulsionar o desenvolvimento nacional, até 2033, com sustentabilidade e inovação. A nova política buscamelhorar diretamente o cotidia- no das pessoas, estimular o desenvolvimento produtivo e tecnológico, ampliar a competitividade da indústria brasileira, nortear o investimento, promover melhores empregos e impulsionar a presença qualificada do País nomercado internacional. Serão R$ 300 bilhões para financiamentos destinados à nova política industrial até 2026. Alémdos R$ 106 bilhões anunciados na primeira reunião do CNDI, em julho, outros R$ 194 bilhões foram incorporados, provenientes de diferentes fontes de recursos redirecionados para dar suporte ao financiamento das prioridades da Nova Indústria Brasil. Para reverter a desindustrialização precoce do país, a nova política prevê a articulação de diversos instrumentos de Estado, como linhas de crédito especiais, recur- sos não-reembolsáveis, ações regulatórias e de propriedade intelectual, alémde uma política de obras e compras públicas, com incentivos ao conteúdo local, para estimular o setor produtivo em favor do desenvolvimento do país. GUARARAPES Uma das maiores indústrias de painéis de MDF e com- pensados do Brasil, a Guararapes completa 40 anos em fevereiro. A empresa, que começou como uma pequena madeireira, construiu uma história de sucesso e chega a 2024 com a maior planta de MDF das Amé- ricas, com a capacidade de produção de 1,140 milhão m³/ano. “Construímos uma história muito bonita, de muito trabalho e várias conquistas. Que venham os próximos 40 anos da Guararapes”, celebra Ricardo Pedroso, CEO da companhia. A empresa possui três complexos fabris. A unidade de Caçador (SC) produz MDF, já as de Palmas (PR) e Santa Cecília (SC), fabricam compensados e têm capacidade anual de produção de 380 mil m³. A Guararapes também tem escritório e centros de distribuição nos Estados Unidos e seus produtos estão presentes emmais de 50 países. A em- presa conta hoje commais de dois mil colaboradores. IMM COLOGNE Por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimen- tos (ApexBrasil), 26 indústrias brasileiras integraram mais uma Missão Comercial Imm Cologne, com 13 delas expondo seus produtos em estandes exclu- sivos do projeto e todas participando de rodadas de negócios com compradores de diversos países da Europa, Oriente Médio e Norte da África. Treze marcas geraram 648 diferentes contatos comerciais e mais de US$ 21,39 milhões entre negócios imediatos e prospectados para os próximos 12 meses. A Missão Comercial culminou em 214 contatos e mais de US$ 13,69 milhões em expectativas de negócios entre vendas fechadas e projetadas. No total, as ações so- marammais de US$ 35,08 milhões em negociações fechadas e projetadas para os 12 meses seguintes com 862 contatos, sendo mais de 86% deles novos contatos comerciais para as empresas brasileiras. ARPIASPERSUL No dia 15 de janeiro, o Grupo ArpiAspersul realizou a sua tradicional Reunião de Boas-Vindas. O encontro é sempre dividido em dois grandes momentos: uma celebração ao ano que se encerrou e outro com a atenção voltada para o futuro diante do novo ano que está iniciando. Em formato de retrospectiva, foram relembradas as conquistas marcantes de 2023. Dentre eles, o sucesso no lançamento da linha de cabines de pintura modulares Blocko®, que também rendeu ao Grupo o prêmio Campeã de Inovação, como uma das empresas mais inovadoras do sul do país; os cases e clientes deste grande ano; os recordes de vendas e faturamento; a reuniões e aniversários; até a festa de final de ano, além de ser sete vezes vencedora do Prêmio Top Móbile. Na companhia de parceiros como Sames, Flexbimec e GME Brasil, fo- ram traçados projetos inovadores e metas para 2024. O tema de 2024 para a cultura interna do Grupo ArpiAspersul é “pertencimento”. EXPO MUEBLE O Projeto Setorial Brazilian Furniture e 35 empresas asso- ciadas estiveramemmais uma edição da ExpoMueble Internacional, que ocorreu de 14 a 17 de fevereiro de 2024, na cidade de Guadalajara. O evento, considerado uma das principais feiras demóveis e decoração da América Latina, é uma vitrine estratégica para a indústria brasileira, maior produtora demóveis da região, e que visa expandir suas conexões comerciais por todo o continente americano. Iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias doMobiliário (Abimóvel) emparceria coma Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Projeto Brazilian Furniture promoveMissão Comercial que inclui tanto a expo- sição emestandes na feira quanto a participação em rodadas de negócios comcompradores internacionais demercados-alvo da ação. Das empresas participantes, 11marcas estarão expondo seus produtos na Expo Mueble, enquanto todas as 35 participarão das rodadas.

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