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43 JANEIRO/FEVEREIRO 2024 da sociedade atual. “A preocupação crescente com o meio ambiente e com o bem-estar animal e o aumento do número de adeptos ao veganismo têm influenciado o estilo de vida e o consu- mo. O movimento, que ganhou ainda mais força principalmente a partir da pandemia, segue como tendência em diversos setores, inclusive na decora- ção”, diz Henriques. FACTOVEGAN As opções veganas e mais sustentáveis incorporadas ao portfólio da Cipatex® atendem o aumento da demanda, am- pliam as oportunidades de negócios da marca e reforçam o compromisso da empresa com a sustentabilidade. A li- nha Facto Vegan possui quatro versões, em diferentes texturas e gravações, no qual todas contam com aspecto visual e toque bem próximos ao couro. Para garantir essa aparência, pequenas ranhuras, veios e manchas são incorpo- radas na superfície, lembrado muito a estética da pele animal. A linha é composta pelas gravações Ancara e Istambul, que estão no mer- cado desde 2021, e pelos lançamentos Medelin e Oriente. A versãoMedelin tem veios na superfície e gravação mais profunda, enquanto a Oriente tem uma textura mais suave em cores sólidas. Cada gravação é composta por uma cartela de nove cores, como frost (oliva bem lavado), mediterrâneo (tom de cin- za), damasco, além de outras tonalidades terrosas como castanho, café, caramelo e neutras como preto e natural. “Resolvemos acrescentar novas cores e texturas devido à grande aceitação da linha vegana. A estrutura robusta atrela- da ao apelo sustentável do material tem atraído o mercado e os consumidores”, comenta Rafael Bonvicine, gerente de produto e marketing da Cipatex®. A linha Vegan obteve uma contribuição significativa em 2023, representando 22,2% do faturamento total da família Facto, que é uma linha desenvolvida para atender o setor de móveis de alta performance. “Estamos empolgados com o sucesso e a resposta positiva de nossos clientes e consumidores. A arquiteta Natália Falchi da Silva diz que a procura por materiais veganos para revestir poltronas, cadeiras, sofás e outros itens de decoração tem crescido muito nos últimos anos e deve continuar em alta nos projetos de interiores. “O interesse por esse tipo de revestimento aumentou principal- mente a partir da pandemia, quando muitas pessoas mudaram seus hábitos de consumo. As versões veganas para compor os ambientes estão presentes em muitos dos nossos projetos e têm surpreendido os clientes pelo aspecto natural e conforto”, enfatiza. SUSTENTABILIDADE A sustentabilidade é um pilar funda- mental para a Cipatex. “Há mais de 20 anos o conceito da sustentabilidade conduz os processos e negócios da Cipatex®, visando integrar meio am- biente e crescimento, inovação e uso racional dos recursos, produtividade e capacitação contínua e bem-estar dos colaboradores”, afirma o gestor de produtos. “Acreditamos que a sustentabilidade é um caminho necessário e fundamental para garantir um futuro mais próspero e equilibrado para todos. A indústria tem se preocupado cada vez mais com a gestão dos seus produtos, proces- sos e resíduos, reconhecendo que as práticas sustentáveis não são apenas imprescindíveis para o planeta, mas também são uma forma de garantir a perenidade dos seus negócios”, reitera Henriques. Nessa linha, outros produtos susten- táveis para decoração e revestimento de móveis são a linha Decorelli Arte e os revestimentos Corano, Corano Fit e Cipaflex – eles têm em sua composição uma manta produzida com garrafa PET reciclada. Outro destaque do laminado vegano Facto Vegan é a praticidade de limpeza e higienização, já que o ma- terial é impermeável e pode ser limpo regularmente com pano umedecido em água e sabão. Sobre os revestimentos veganos e ou- tros produtos sustentáveis, Henriques assinala que os clientes fabricantes de móveis podem fazer marketing para o público vegano. “Enxergamos de for- ma estratégica a divulgação de nossos clientes para o nicho vegano, pois atrai consumidores conscientes e solidifica a posição da empresa no mercado, demonstrando ainda mais nossa res- ponsabilidade ambiental”, declara. Para o gestor de produto, as oportuni- dades de negócios são promissoras e o mercado passou a notar a importância de ter no rol de seus produtos soluções veganas, assim como se atentou à necessidade de investir em marketing para atingir esse nicho, considerado muito significativo. “É preciso apontar também que o crescente interesse por produtos isentos de matéria-prima de origem animal não é exclusivo do pú- blico vegano, já que as opções também têm atraído outros consumidores. Se dois produtos têm a mesma perfor- mance, aparência e conforto, porém um deles é vegano, a tendência é que o consumidor opte por ele”, define. Cipatex Diante da aceitação do mercado, a empresa optou por lançar duas novas gravações “Se dois produtos têm a mesma performance, aparência e conforto, porém um deles é vegano, a tendência é que o consumidor opte por ele”, enfatiza Henriques

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