Fornecedores 334

6 FORNECEDORES SOB MEDIDA 334 D e acordo com a ONU, o Brasil é um dos países que mais concen- tra riquezas no mundo, onde 1%mais rico da população possui 28,3% da renda total. A desigualdade econômica afeta diretamente a estabilidade e o crescimento dos negócios ligados ao setor de móveis que atendem o público de baixa renda. Com menos instabili- dade social e maior investimento em capital humano é possível, através de modelos de negócios sustentáveis, mudar a direção para um crescimento econômico mais justo e estável. Muitos países começaram a adotar um modelo econômico de crescimento sustentável, com o objetivo de reduzir a desigualdade e a concentração de riquezas, para proporcionar um cresci- mento econômico inclusivo, com mais oportunidades, principalmente à popu- lação mais vulnerável e desfavorecida, estimulando a economia e os negócios locais através de projetos sociais, volun- tariados e empreendedorismo. Para muitos especialistas, o empreen- dedorismo social pode solucionar um problema social e ambiental no Brasil, que pode ser resolvido por meio de um negócio de impacto social, sustentável e inclusivo. Para isso é fundamental que a sua empresa comece a apoiar projetos que tragam soluções para os problemas sociais da comunidade, resgatando a dignidade das pessoas que estão na situação de pobreza e a dificuldade de acesso a serviços básicos para promover um bem-estar social. Um negócio social leva em considera- ção a participação dos protagonistas na concepção da estratégia e das práticas para que a proposta tenha sucesso. Através do empreendedorismo e ações sociais, caminhamos na direção de uma sociedade mais equalitária como, por exemplo, a igualdade de oportu- nidades para homens e mulheres, po- líticas que apoiem a paternidade com educação para pais com dificuldades, auxílio à comunidades em situação de risco ou miséria, entre outros, promo- vendo mudanças concretas para um mundo melhor. Mas como desenvolver negócios que resolvam problemas sociais? Para isso é fundamental se envolver com a comu- nidade local para gerar insights coletivos e transformar problemas em objetivos de negócios, não só gerar o lucro, mas proporcionar impactos reais positivos para a comunidade que gerem renda. Para incubar negócios que resolvam problemas sociais é importante com- preender os reais problemas existentes. Parcerias e colaboração, recursos e conhecimento podem proporcionar os resultados esperados. Campanhas internas podem contribuir para recrutar colaboradores engajados no tema. A ONU e seus parceiros apoiam o desenvolvimento sustentável no Brasil através de 17 objetivos que contem- plam os principais desafios enfrentados por pessoas, destacando as ações para acabar com a pobreza, proteção do meio ambiente e clima, e a garantia de qualidade de vida, dentre eles a erradi- cação da pobreza e os projetos sociais para alcançar a fome zero e a agricul- tura sustentável, que é um importante vetor para trazer saúde e bem-estar. Dentre os principais objetivos, entende- mos a relevância do envolvimento da sociedade para contribuir com conhe- cimento e as ações para a educação de qualidade que permite qualificar melhor a mão de obra no futuro, a igualdade de gênero para mulheres e homens reduzindo as desigualdades, o trabalho decente e o crescimento econômico, e projetos ambientais como fornecimento de água potável e saneamento, energia limpa e acessível, vida na água e vida terrestre. ARTIGO O futuro dos negócios de impacto social Além disso, também há oportu- nidades na indústria, inovações e infraestrutura e pensar as cidades e comunidades sustentáveis através de consumo e produção responsá- veis, promovendo ações contra a mudança global do clima, com as parcerias e meios de implementa- ção dos objetivos. Se você acredita que pode fazer parte dessas mu- danças para um futuro sustentável para o país, é importante conhecer as propostas e fazer a diferença. Para mais informações acesse o link: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs que fala sobre os Objetivos de Desenvol- vimento Sustentável no Brasil. ANDREAKRAUSE Designer e especialista emcompor- tamentode consumo, formada em Desenho Industrial pela FAAP, com Mestradopela FAUUSP. Commais de duas décadas de experiência no desenvolvimentodemateriais para o setormoveleiro e de construção civil. Atua como consultora demarketing, ministra cursos e palestras sobre Tendências. Estudamacrotendências domorar e formaçãode gosto, especialista do tema “Cor”. Por Andrea Krause

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