Fornecedores 335

28 FORNECEDORES SOB MEDIDA 335 Uma indústria de móveis deve pensar no sistema WMS para a logística inter- na de sua empresa, segundo a profis- sional da SAP, pelo controle de prazos, de entregas e processos de devolução. “Uma má estocagem pode impactar na data de entrega ao cliente final, o que abala a credibilidade da compa- nhia. Só vão permanecer no mercado, de forma competitiva, empresas que investirem em soluções que garantam um bom atendimento, ou seja, com eficiência. Aqui estamos falando não apenas de experiência do cliente na contratação, mas principalmente no recebimento de sua demanda dentro do prazo”, diz. TMS NA INDÚSTRIA MOVELEIRA A digitalização do setor moveleiro é fundamental em todas as suas áreas, de forma que a implementação de uma tecnologia para a gestão do transporte (TMS) também impacta positivamen- te nos negócios. Entre os benefícios estão a otimização de rota e redução de custos de frete e logística, melhor alocação das cargas e aproveitamento dos veículos e controle sobre o número de veículos (disponíveis e alocados). “O TMS é especialmente útil para empre- sas com frota própria de transporte, pois ajuda a otimizar o planejamento de rotas, a alocação de veículos, o monitora- mento das entregas e o gerenciamento da frota, garantindo uma operação mais eficiente e custo-efetiva. Uma indústria de móveis pode se beneficiar do TMS para otimizar a logística de transporte, reduzir custos operacionais, melhorar o serviço ao cliente e garantir uma entrega rápida e eficiente dos produtos. Pontos fundamentais para a jornada de compra do cliente, em uma compra que não é recorrente e nem barato”, pontua Ange- la Gheller, da TOTVS. A diversidade de situações fiscais que envolve o setor de transporte é imensa. Em uma operação municipal, por exemplo, é obrigatório o uso da NFST-e; enquanto para as demais operações é exigido o uso do CT-e. Dentro de cada tipo de documento, podem existir dife- renças de alíquotas, regimes especiais, regras específicas origem-destino do transporte, diferença de tributação de acordo com o componente. “Por isso, a solução do TMS permite gerenciar de maneira mais fácil esses diferentes tipos de documentos fis- LOGÍSTICA cais exigidos, criando regras gerais ou específicas para cada filial/unidade/ região em que o cliente se encontra. Com a automatização dessa função, erros de cálculo ou de preenchimen- to manual são evitados, além de otimizar a operação como um todo”, aponta Gheller. O sistema também proporciona con- trole total sobre a movimentação das cargas, tendo o registro dos motoristas, ajudantes, tipos de veículos e, também, na melhor alocação de recursos para cada operação de transporte. “Tudo isso, na prática, gera mais eficiência para as entregas, devoluções e (re)entregas, além de maior controle na cobrança de serviços adicionais”, acrescenta a profissional da TOTVS. O TMS também automatiza o processo de cálculo de frete com base em parâme- tros como distância, tipo de veículo, tari- fas de transporte, entre outros. Além dis- so, ele facilita a emissão de documentos fiscais necessários para o transporte de mercadorias, garantindo conformidade com as regulamentações fiscais e legais. “O TMS utiliza algoritmos avançados para garantir a precisão dos cálculos de frete, levando em consideração diversos fatores, como: peso, volume, distância, tipo de carga, modalidade de transpor- te, impostos e taxas”, diz a diretora de produtos de logística da TOTVS. A fer- ramenta também pode se integrar com sistemas de diferentes transportadoras para obter tarifas atualizadas em tempo real, permitindo a escolha mais vantajosa. Freepik O TMS pode automatizar diversos processos nessa área da empresa moveleira, possibilitando ganho de tempo e dinheiro TOTVS Angela Gheller, diretora de produtos de Logística da TOTVS

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