Fornecedores 337

26 FORNECEDORES SOB MEDIDA 337 Conheça os perfis dos consumidores e os critérios deles analisados para a compra demóveis, alémdos fatores que influenciam seu comportamento e os desafios enfrentados pela indústria para suprir as demandas Análise dos consumidores E ntender o perfil do consumidor de móveis é fundamental para os players da indústria moveleira. A mudança do gosto e do comportamen- to das novas gerações é relevante para saber mais sobre quem compra seu produto. Com definições de gerações X, Y, Z e, agora, Alpha, enxerga-se uma mudança no comportamento que é detectada desde o âmbito educacional e que se expressa, principalmente, com a transformação digital. Nesse sentido, de acordo com Andrea Krause, consultora de marketing do Departamento de Marketing e Inovação da Eucatex, especialista em pesquisa de mercado, marketing e desenvolvimento de produtos, o gosto é algo que se ad- quire todos os dias e que vai mudando CONSUMIDOR Por Thiago Rodrigo no decorrer do tempo. “É importante entender o momento em que cada um está e quais são hoje os gostos que pre- valecem em cada uma das gerações”. Um estudo de Comportamento do Consumidor de Móveis 2021/2022, elaborado pelo Iemi – Inteligência de Mercado, buscou averiguar o perfil do consumidor de móveis, em pes- quisa com 1,2 mil respondentes com mais de 18 anos das regiões Norte/ Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul que compraram móveis nos últimos três anos. Entre eles, 54% estão na faixa etária de 25 a 44 anos, 72% com poder de compra B/C e 46% maior concentração no Sudeste do Brasil. O conteúdo aponta que os consumidores tendem a realizar a compra de móveis com maior frequ- ência anualmente (43%), com perio- dicidade média a cada dois anos. COMPORTAMENTO DE COMPRA Entre os consumidores pesquisados, 66% deles já tinham visto o produto e ficaram com vontade de comprar: 24% deles viram o móvel na loja em que realizaram a compra depois e 21% viram em consultas on-line em sites. Isso demonstra que os móveis são pesqui- sados e planejados antes da compra. Já mídias como catálogo ou folder da marca e matérias de revistas especializa- das em decoração parecem ser canais pouco relevantes em relação ao produto visto antes e adquirido depois. Eucatex Falar de tendência é entender um pouco o momento em que o consumidor está

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=