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27 MAIO 2024 As principais características almejadas nos móveis entre os consumidores pesquisados são, em 1º lugar, Boa qualidade (52%), em 2º Durabilidade e resistência (36%) e Melhor preço (32%) em 3º lugar, o que mostra que os consumidores buscam produtos que apresentammelhor custo-benefício, sendo fator essencial no produto. No momento da compra, os con- sumidores visam as experiências de compras anteriores positivas como o fator mais importante para adquirir o produto (35%), seguido pela avaliação no site Reclame aqui (22%) enquanto indicações de amigos e familiares (10%) parece ser o fator menos im- portante entre os avaliados. Entre principais momentos de vida avaliadas para a ocasião da última compra de móveis são: em 1º lugar, Redecoração do imóvel (38%), em 2º lugar, Reforma do imóvel (16%) e, em 3º lugar, Mudança para imóvel maior (13%). Outros momentos importan- tes que aparecem são: preparo de um espaço para home office (7%) e Recém-casados (5%). As principais características alme- jadas nos móveis entre os consu- midores pesquisados são: Em 1º lugar, Boa qualidade (52%), em 2º Durabilidade e resistência (36%) e Melhor preço (32%) e, em 3º lugar. Isso assevera que os consumidores buscam produtos que apresentam melhor custo-benefício, sendo fator essencial no produto. CULTURA E TENDÊNCIAS Cada país tem a sua característica e o seu movimento de comportamen- to de consumo e, por conta disso, muitas vezes não é possível olhar para uma tendência que está acon- tecendo, por exemplo, na Escandi- návia e reproduzi-la no Brasil, pois não há as mesmas características específicas em função do Brasil ser um país tropical, solar, e com uma grande área litorânea. “A cultura e o movimento da sociedade têm uma relação direta com o comportamen- to do consumidor, eles influenciam esse comportamento”, diz. Por sua vez, falar de tendência é en- tender um pouco o momento em que o consumidor está. Por exemplo, para um consumidor jovem, que carece de mobiliar um apartamento mais com- pacto, é importante que se ofereça não só a entrega e customização que o sob medida e o planejado oferecem, mas também ummobiliário que atenda a es- ses imóveis menores, mais compactos, e principalmente, ummobiliário inteligen- te, que é um campo de mercado em que há muita oportunidade de crescer. “Falar de tendência de móveis é muito amplo. Mas, focar nos apartamentos menores, traz essa reflexão: como empresas como a Eucatex, por exemplo, podem oferecer ummix de padrões de chapa de cores que atenda diversos gostos e uma demanda de mobiliário que se adeque a esses apartamentos re- duzidos, caso dos estúdios, dos imóveis de 28 a 30 metros quadrados. Muitas vezes, o que é ofertado por um canal não atende às expectativas e, então, um outro acaba superando justamente porque entrega mais experiência, tanto no ambiente físico como no digital, com informações que suprem as necessida- des daquele consumidor, se tornando, dessa forma, diferenciado em relação aos demais canais”, opina Andrea. Para ela, a experiência de compra não é tendência de consumo, pois ela vem junto com a realização do sonho do con- sumidor. “A economia da experiência de compra é uma realidade. O que entendo é que, se você já tem um canal prepa- rado e estruturado para entregar uma experiência, para nosso setor isso faz toda a diferença. Não apenas na ambien- tação, mas também na informação que é passada ao consumidor, nos ambientes 3D inspiracionais, nas tecnologias que servem justamente para que o consumi- dor consiga enxergar, antever, a casa dele com aquele móvel”, enxerga. O consumidor de móveis pode ter uma boa experiência na hora de comprar móveis na loja física, sendo alguém com maior conhecimento após pesquisar to- das as informações on-line, e a tecnolo- gia traz inúmeros recursos para resolver essa questão da experiência. “O que se coloca é: como cada um dos canais está preparado para trazer essa experiência. Na Eucatex, fazemos muitas pesquisas em lojas de home center e elas trazem essa conexão da reforma com o móvel. Do ponto de vista da experiência, os home centers têm uma das melhores condições de negociação, e cresceram muito no mercado de móveis justa- mente porque o consumidor consegue, durante a compra, entender como é a sua reforma e qual será o resultado do móvel aplicado. Então, nesse sentido, a entrega é muito satisfatória”, assinala. Hoje, a especialista em comportamento de consumo e gerente de marketing e inovação da Eucatex, além de articulista da Revista Móbile, diz que muitas lojas estão bem mais preparadas para trazer uma ambientação adequada para que aquele sonho, desejo da compra do móvel, seja prazeroso não apenas do ponto de vista do showroom, mas também em relação ao atendimento, à informação que é transmitida. “Há as tecnologias, como os ambientes 3D, que podem ser usados para trazer essa questão inspiracional para dentro das lojas de varejo”, frisa. Entretanto, mui- tas vezes, as lojas de varejo não estão estruturadas para pensar a experiência ou o móvel está no fundo da loja e não se consegue espaço para uma boa ambientação, então, aquele desejo que é a compra do móvel não chega como resultado. NECESSIDADES E PREÇO Junto ao varejo, as indústrias movelei- ras podem suprir as necessidades dos consumidores de móveis, embora seja preciso, certamente, considerar de qual varejo se trata. “Quando nos voltamos para o varejo razão, temos uma expe- riência distinta do varejo emoção, que trabalha muito a marca e a experiência de loja”, pontua Andrea. Eucatex “Todo o movimento de uma sociedade e todo o movimento das ruas – e isso é regionalizado – influencia o comportamento de compra do consumidor”, diz Andrea

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