Fornecedores 337

28 FORNECEDORES SOB MEDIDA 337 No varejo razão há a necessidade de mergulhar mais a fundo na questão do mix de produtos. É muito importante suprir a necessidade do consumidor olhando para vários recortes. Nas pesquisas da fabricante de painéis de madeira Eucatex, olha-se para as classes A, B e C; para a faixa etária envolvendo jovens, jovens maduros e maduros por conta comportamentos distintos; e, muitas vezes, é considerado também a experiência do canal, para ter um pouco da leitura de entendimento de como o varejo pode melhorar o mix de pro- dutos, diversificar e agregar um pouco mais de cores e estilos, atendendo a esses públicos variados. “Vamos dizer que o consumidor queira fazer a sua pesquisa pela internet e, assim, trazer para a loja aquele sonho que ele tem interesse em realizar. Hoje, temos vários canais para buscar esses consumidores que têm seus gostos diversificados, são muito antenados, olham o Pinterest, têmmuita infor- mação de mercado, então, há muitas coisas acontecendo do ponto de vista de consumo”, assinala a designer e consultora de marketing e inovação. Se o consumidor não enxergar diferen- ças tão significativas entre as opções disponíveis no mercado de móveis, ele escolhe por preço. Fazendo uma analogia com uma compra no super- mercado, uma situação em que você entra em um corredor em que todas as embalagens são brancas, não há prati- camente diferenças entre elas e, então, o mais provável é que você acabe escolhendo pelo preço. Antigamente, essa era uma situação comum também no que se referia ao mobiliário, pois os móveis eram brancos. “Hoje, o contexto é bastante diferente. Pensando exclusivamente emmóveis, quando olhamos para mercados que trazemmais experiências de loja e diversificação do mix de produtos, percebemos quão maior é a capacidade deles de captar consumidores. Hoje, o consumidor tem clareza sobre os seus desejos, sonhos, porque sabe o que procura. Plataformas como o Pinte- rest trazemmuita informação sobre decoração, sobre o mobiliário que ele gostaria de comprar. As pessoas olham para essas informações, principalmente as pertencentes às classes A, B e C, com exceção da C-, que entende a loja como tendência. Portanto, muitos realizam pesquisas antes de comprar móveis, daí a importância da entrega da experiência de loja”, declara. CUSTOMIZAÇÃO E DESIGN Na pandemia, as pessoas se sentiram mais seguras para comprar móveis por meio de diferentes canais. Primeiro, porque o home center não ficou aberto, segundo porque o e-commerce cresceu e foi um canal muito procura- do – e isso trouxe um ganho de com- petitividade para o canal. Finalmente, quando olha para a customização, para o “poder fazer exatamente o que você quer”, isso indica uma mudança na forma de se comprar móveis. “Nas amostragens das pesquisas que a Eucatex realiza, fica claro que atributos como customização, oferta de um mix variado de produtos, ambientação, en- tre outros, são atributos que explicam por que alguns canais têm uma melhor avaliação que outros”, avalia. Ademais, os hábitos de comporta- mento de consumo influenciam o design e a funcionalidade do mobiliá- rio e não o contrário. Porque primeiro vem o comportamento do consumo para depois as pessoas buscarem as alternativas relacionadas a produtos, funcionalidade, forma, estética. Os hábitos de consumo são o fator que valida o design de móveis, por isso é muito importante entender o consu- midor de móveis no Brasil, entender CONSUMIDOR MOTIVAÇÕES E MARCA Atratividade de Preço (41%), expo- sição do produto na loja (24%) e qualidade (21%) são os três principais motivos para adquirir móveis de determinada marca. Isso demonstra que as maiores motiva- ções estão relacionadas ao produto e ao preço dos móveis, enquanto ações de responsabilidade social e marcas de móveis indicadas por arquitetos ou decoradores são menos relevantes. Com relação à importância da marca na compra de móveis, 49%dos consumido- res entrevistados declararam que a marca foi decisiva no momento da compra dos móveis. Igualmente entre os gêneros, porém a impor- tância da marca destaca-se entre os extremos da faixa etária, jovens de 18 a 24 anos e maiores de 65 anos (55%). Por poder de compra, a classe A (62%), afirmaram que a marca foi decisiva no momento da compra, ao passo que com relação às regiões em que os consumido- res residem, Norte/Centro-Oeste (54%) ganha destaque por apre- sentar maior índice. Fonte: Iemi melhor os seus gostos e preferências, para desenvolver um produto com exatidão. “Somos um país muito diversificado. É importante entender as demandas, porque as características regionais se refletem não somente na casa, mas no próprio mobiliário”. Freepik Na pandemia, as pessoas se sentiram mais seguras para comprar móveis por meio de diferentes canais

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=