Fornecedores 337

46 FORNECEDORES SOB MEDIDA 337 MARCENARIA “Existem empresas que começaram desta forma e hoje são indústrias gerenciadas por marceneiros que ad- quiriram conhecimento e experiência, passaram a produzir móveis seriados, ampliando o seu público e atuação no mercado. O trabalho dos marcenei- ros também tem sido positivamente influenciado por parcerias com arqui- tetos e outros profissionais do ramo”, diz Cinara. O programa atende 15 CNPJs e cada empresa pode levar duas pessoas nas oficinas. “Pedimos que o proprietário/ gerente da marcenaria acompanhe todas as oficinas e consultorias e a segunda pessoa pode variar de acordo com o tema”, conta Cinara. Por exemplo, na oficina e consultoria de marketing, o proprietário/gerente participa e, também, o colaborador responsável pelo marketing. Assim, garante-se que a visão geral da empresa esteja com o proprietário/ gerente e cada colaborador entende seu papel na gestão da área de sua responsabilidade. O custo por empresa é de aproxi- madamente R$ 1.500,00. “Temos aplicado, neste valor, o subsídio do Sebrae-PR, pelo projeto da ‘Indústria de Madeira e Móveis’, e a empresa Compenfort entra como patroci- nadora”, diz Cinara. O valor que o marceneiro paga para participar, portanto, é de um terço dos custos, com a Compenfort investindo tam- bém em reuniões. Para Alves, um dos pontos principais do patrocínio é que o marceneiro es- tando mais estruturado e preparado para o mercado, ele vai vender mais e, automaticamente, vai comprar mais. “Isso faz com que a gente venda mais também”, destaca. PROGRAMAÇÃO DA CAPACITAÇÃO O programa tem duração de três meses, sendo que a cada mês é desenvolvido um módulo com uma oficina coletiva. Os três módulos são: gestão financeira, gestão da produção e gestão de marketing, contando com 12 horas de oficinas coletivas e 12 horas de consultorias individuais. Realizada no período noturno, poste- riormente são promovidas consultorias presenciais e individuais em horário comercial, quando o especialista pode constatar e auxiliar a marcenaria de acordo com sua realidade, fazendo adaptações e sugestões de melhorias. A primeira turma começou no dia 2 de abril, com o encontro coletivo de gestão financeira. No dia 7 de maio foi o encontro coletivo de gestão da produção e agendado para 4 de junho está o encontro coletivo de gestão de marketing. No período entre os encon- tros ocorrem as consultorias. A previsão é de ter uma nova turma em julho. O programa trata de assuntos básicos e essenciais para a marcenaria que deseja se profissionalizar, crescer, alcançar novos mercados e garantir a satisfação de seus clientes. “Na etapa da gestão financeira, eles terão acesso a informações como análise de custos fixos e variáveis, fluxo de caixa, preci- ficação (cálculo do preço de venda), análise financeira estratégica, capital de giro, investimentos e créditos, planilhas gerais para serem utilizadas no dia a dia”, explica Cinara. Na gestão da produção, vão aprender sobre manufatura enxuta, melhorias no processo de fabricação, planejamento da produção, fluxo de trabalho, gestão de estoque, novos tempos e novas estratégias. Por fim, na área de marketing, os empresá- rios entenderão sobre posicionamen- to de mercado, presenças digital e presencial, definição de público-alvo, taxa de conversão, como vender uma experiência, satisfação do clien- te e indicadores, impulsionamento e links patrocinados. Sebrae Proprietários das marcenarias devem participar de todas as aulas, levando um profissional diferente para cada área de atuação na marcenaria Quem tiver interesse em fazer parceria e participar das próximas formações, entre em contato com o Sebrae Arapongas no (43) 3274-9600.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=