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13 JUNHO 2024 Henrique Haddad, VP da divisão madeira da Dexco, avalia que as incertezas políticas e econômicas im- pactaram diretamente o mercado de painéis no início de 2023. “Contudo, o setor apresentou uma retomada gradual e consistente ao longo do segundo semestre do ano favorecido pela trajetória de queda da taxa de juros. Junto à melhoria de mercado e ao avanço sequencial de participa- ção de mercado, a Dexco também apresentou melhora gradual de seu volume vendido no período”. O diretor executivo da Flora, Silvio D’Agnoluzzo Neto, avalia o desempe- nho da produção e venda da empresa no ano passado como muito positivo, com ganhos em todos os pontos de avaliação “com exceção do preço mé- dio que não depende da nossa vonta- de e sim uma condição do mercado, principalmente nos decorativos que é o nosso maior desafio de crescimento e no qual teremos uma margem de contribuição melhor. Foi um ano de crescimento importante para a evolu- ção da empresa”, avalia. O mercado de painéis de madeira em MDF é o único segmento de atuação da Greenplac, que cresceu mais de 4% em relação a 2022. “Podemos afirmar que a produção da Greenplac foi bem positiva, tivemos em 2023 a entrada de novas linhas de revestidos com boas capacidades produtivas e o mercado nacional está absorvendo relativamente bem estes volumes. Já sobre a venda, como era de se esperar, existe uma maior oferta e com isso uma concorrência mais acirrada”, avalia o diretor geral da Greenplac, Valmir Souza. Em 2023, a Fibraplac produziu cerca de 220 mil m³, de março a dezembro. A Fibraplac vinha de uma parada de produção plane- jada, resultado da reestruturação das operações após um período de dificuldades operacionais. “Reto- mamos em um momento em que o mercado não se mostrava plena- mente comprador, com mais oferta dos fabricantes do que demanda de clientes, mas ainda assim consegui- mos alcançar um nível satisfatório de produtividade e recuperação de market share”, explica o diretor- -presidente, Eduardo Isdra Záchia. Após a grande procura por produtos relacionados à casa e, consequente- mente, pelos painéis de madeira, o ano de 2023 foi mais complexo, de normalização de estoques e um consu- mo mais fraco em função das elevadas taxas de juros na avaliação do CEO da Guararapes, Ricardo Pedroso. A pro- dução da Placas do Brasil, segundo o diretor comercial Sergio Possato, esteve muito próxima da capacidade nominal instalada. “Porém, houve quedas nos preços de venda devido a readequação de mercado pós-pandemia quando a demanda esteve muito aquecida. Foi um ano razoável”, declara. EXPECTATIVAS Para este ano, o cenário é bastante positivo na Placas do Brasil. “Isso porque o aumento da capacidade de produção da empresa, fará com que a mesma atenda diversas demandas e amplie o raio de atuação”, diz Possa- to. Para 2024, Pedroso da Guararapes espera um cenário mais positivo, com crescimento da demanda, tanto no mercado interno quanto na expor- tação. “O nosso grande desafio será a recuperação de margens, pois os preços estão muito depreciados e os custos não aliviaram muito, mas estamos otimistas”, diz. Daqui para frente, o foco de investimentos será no incremento da base florestal. Ano Mil m³ 2006 4.699 2007 5.156 2008 5.523 2009 5.424 2010 6.304 2011 6.498 2012 7.071 2013 7.459 2014 7.268 2015 6.386 2016 6.238 2017 6.490 2018 6.911 2019 6.704 2020 7.152 2021 8.252 2022 6.997 2023 6.803* estimativa CONSUMO DE PAINÉIS DE MADEIRA Fonte: Ibá – Indústria Brasileira de Árvores Duratex Setor de painéis de madeira apresentou retomada gradual ao longo do segundo semestre de 2023, após incertezas impactarem o último ano

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