Fornecedores 338

14 FORNECEDORES SOB MEDIDA 338 Já Záchia projeta que a Fibraplac deverá seguir crescendo, aproximan- do as vendas da capacidade nominal instalada de painéis de MDF. “Por sermos uma empresa gaúcha, temos uma forte atuação na região sul, em especial no Rio Grande do Sul e San- ta Catarina, em revendas e indústrias, mas também seguimos atentos em atender nossos clientes das demais regiões do país”, declara. O cenário projetado pela Flora para o mercado de painéis de madeira em 2024 é de investimento para que as vendas tenham crescimento direcio- nado aos decorativos. Isso porque a Flora está buscando uma posição diferente no mercado de painéis em relação aos anos anteriores. Para isso, investiu em gestão, treinamentos, marketing e eventos com especialis- tas do setor moveleiro visando esse posicionamento, agregando valor ao negócio. “A empresa está traba- lhando com objetivo de crescimento e vem atingindo isso com trabalho focado em qualidade de atendimento e produtos”, declara D’Agnoluzzo Neto. Souza da Greenplac acredita em um 2024 bastante competitivo, já que a empresa tem ainda mais capacidade produtiva instalada de MDF a ser ofertada no mercado. Por outro lado, ele vê o mercado reagindo muito bem. “Seguimos trabalhando para fechar um primeiro semestre bom em volume mas um pouco abaixo em rentabilidade. Para o segundo semestre, esperamos um consumo ainda maior do que historicamente já acontece”. Confira o contexto de cada empresa produtora de painéis de madeira, suas capacidades de pro- dução e investimentos nas fábricas e em florestas. DURATEX Sempre mantendo um foco de longo prazo, a Duratex investe em florestas e, com isso, são autossuficientes no abastecimento de madeira. “Isso con- fere um grande diferencial perante os concorrentes, nos permite ter maior competitividade e, principalmente, previsibilidade para os próximos anos”, frisa. Com mais de 140 mil hectares de área plantada, elas abas- tecem as quatro fábricas no Brasil e duas na Colômbia, onde produz painéis de madeira MDP e MDF para as marcas Duratex e Durafloor. Em 2021, junto com a mudança de marca corporativa de Duratex para Dexco, a companhia também anun- ciou o plano de investimentos 2021- 2025, dos quais aproximadamente R$ 210 milhões seriam investidos na operação de painéis de madeiras nos projetos de desafogamento fabril e aumento da capacidade de revesti- mentos de painéis. Além de garantir autossuficiência, plantando novas áreas para expansões futuras. Haddad aponta que os investimen- tos que estão sendo conduzidos para recomposição e expansão de ativos florestais devem se consolidar, cada vez mais, como um diferencial competitivo, dado que há limitada disponibilidade para atividades flo- restais no Brasil. Ele também destaca que a divisão madeira da Dexco tem como principais pilares estratégi- cos: o protagonismo na jornada do cliente e consumidor, a construção de resiliência das operações e os novos usos da madeira. “A companhia segue o princípio de ‘ótimo capacity’, mantendo um desempenho adequa- do das operações de painéis para a melhoria da rentabilidade e atenta aos níveis de sua ocupação fabril e participação de mercado”. Entre os canais de venda dos painéis de madeira da Duratex, 45% foram destinados à indústria moveleira, 41% para a revenda de produtos para mar- cenaria, 12% para exportação e 2% para construtoras e outros mercados. O mercado externo é estratégico para a Duratex, em especial sua operação na Colômbia. Assim como o mercado doméstico, o mercado externo tam- bém apresentou uma melhora gradual ao longo de 2023. FIBRAPLAC A Fibraplac temcapacidade nominal insta- lada de 432mil m³ por ano de painéis de madeira, atingindo 85%de chapas com revestimento em sua fábrica emGlorinha (RS). São duas linhas de produção, quatro prensas de baixa pressão e uma linha de impregnação. A Fibraplac procura buscar omelhor equilíbrio entre os segmentos da indústriamoveleira e revenda demarcena- ria, semdeixar de atender nenhum. “Temos um longo histórico comas revendas e temos na indústriamoveleira do Sul do País emexemplo de cadeia forte e tradicional, que tambémdemanda painéis de qualidade para suas linhas de produção. Em termos de revestimento, trabalhamos na ordemde 90%de painéis revestidos e 10%de painéis crus”, diz Záchia, diretor-presidente da companhia. Nomercado externo, o volume varia de 10%a 20%da produção, fazendo parte da estratégia comercial damarca. Entre os investimentos recentes, em dezembro de 2023, a Fibraplac inau- gurou seu showroom junto à fábrica de Glorinha, sendo um espaço “único e diferenciado para receber clientes e fornecedores, bem como parceiros do segmento como arquitetos, marceneiros e instituições de ensino”, destaca. O espaço apresenta o portfólio completo de produtos, destacando a linha de padrões decorativos (unicolores e ma- deirados), em um ambiente propício ao planejamento e realização de negócios. PAINÉIS DE MADEIRA Duratex “A ampliação da nossa base florestal no Nordeste pode ser geradora de novas oportunidades”, pontua Henrique Haddad, da Duratex

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