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19 JUNHO 2024 As florestas da companhia estão equa- cionadas de acordo comas demandas da empresa e estão emdiversas etapas de crescimento, sendo suficientes para aten- der às demandas da fábrica e, também, estando garantida a renovação das flores- tas. Amadeira utilizada na fabricação dos painéis da Placas do Brasil é proveniente de plantações de eucalipto 100%renová- veis compráticas sustentáveis. Sem comentar sobre o desempenho da produção e vendas por questões estraté- gicas, Possato menciona que os produtos da Placas do Brasil vêm conquistando cada vez mais a preferência dos consumi- dores, algo comprovado pela necessida- de de dobrar a capacidade de produção emMDF revestidos. “Este tremendo sucesso se deve a vários fatores, entre eles a naturalidade dos nossos padrões, o design inovador, a altíssima qualida- de intrínseca dos produtos, as práticas sustentáveis, a tecnologia industrial de ponta e aos profissionais motivados e capacitados”, enaltece o diretor. A empresa atua em vários países Latam, Europa e Estados Unidos, porém com foco de atendimento no mercado nacio- nal. “Por ser uma indústria moderna com alta capacidade de sua produção e um exemplo do que existe de mais avançado em tecnologia, melhorando a eficiência e a qualidade do seu processo de revesti- mento, incluindo sistemas de controle de última geração e automação avançada alinhadas com a Indústria 4.0, podemos dizer que nosso desempenho de exporta- ção pós-pandemia ultrapassou a linha do satisfatório e a expectativa para este ano é manter as parcerias e eventualmente abrir novos clientes”, explica Possato. A Placas do Brasil atua nos canais indústria, revendas e exportação, sendo que mais de 95% dos volumes estão disponíveis para atender as demandas do mercado interno. “Somos flexíveis nos atendimentos às diferentes necessi- dades dos clientes, podemos facilmente organizar as capacidades para atender as flutuações e demandas mercado- lógicas, haja visto que o fizemos com maestria no período de pandemia onde a demanda foi potencializada e obtivemos alto nível de satisfação dos clientes”. A distribuição de capacidades para atendimento dos canais indústria e revenda está equiparada com variação em torno de 10%. AUMENTODE PREÇOS As indústrias e revendas reclamam do aumento de valores de painéis de madeira nos últimos anos. Entre os fa- tores apontados pelos paineleiros que influenciam a produção de painel de madeira e o consequente aumento do preço dos produtos, estão os principais componentes do custo do MDF cru e revestidos, que são influenciados pelos custos da madeira, resinas, produtos químicos, papéis decorativos, força laboral, variação cambial, manutenção e peças de reposição e energia elétrica. Segundo Souza, diretor geral da Gre- enplac, o preço que se tem atualmente é próximo ao preço antes da pande- mia. “O que temos que considerar neste momento é que nosso setor é muito afetado por custo de madeira, resina e custos de frete e importação de matérias-primas necessárias na fabricação do MDF que oscilam muito conforme o mercado internacional. Eventuais oscilações nestes custos afetam diretamente os custos do pro- duto, assim como aconteceu durante a pandemia”, explica. Placas do Brasil Fábrica da Placas do Brasil contou com expansão de um dos galpões com o objetivo de receber uma prensa com cerca de 1.760 m² de dimensão Greenplac Valmir Souza salienta que ter base florestal estruturada, produção otimizada, autossuficiência nos processos, custos apurado e outros fatores também impactam no preço de venda do produto

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