Fornecedores 338
54 FORNECEDORES SOB MEDIDA 338 Segundo ele, trata-se de um investi- mento na casa dos 175 milhões de reais e que está a todo vapor. “O plano é que até o primeiro trimestre de 2025 será feito o start da máquina, após um período de homologação de produ- tos, e entendemos que daqui um ano os clientes receberão papel da nova máquina”, pontua. A máquina elevará a planta de Caieiras para um nível mais alto do que tem hoje, primeiro por dobrar a capacidade e segundo por ter repeti- bilidade dos produtos. “Uma máquina praticamente no estado da arte com uma constância melhor dos produtos do qual vamos atender os clientes na plenitude atual e futura”, enaltece o gerente geral da Munksjö no Brasil. Quem está coordenando todo o processo é o gerente da fábrica, Henrique Milan. “Estamos fazen- do investimento grande com uma máquina que nasce praticamente do zero com mudanças profundas e equipamentos no estado da arte mesmo. Além da máquina de alta produtividade, temos impactos espe- rados no ponto de vista de sustenta- bilidade, reduzindo de 30% a 50% no consumo de água”, afirma Milan sobre o compromisso da empresa com a agenda ESG. COLEÇÃOTHE ESSENTIALS Foram selecionadas 64 cores sólidas para papéis decorativos que são best- -sellers na América Latina e irão compor a coleção The Essentials da Munksjö. A linha cobre toda a gama de produtos do branco ao preto em toda a cadeia de consumo. “Resolvemos fazer uma coleção muito prática e vamos lançar na feira essa seleção”, diz Souza. O objetivo é mostrar de forma física para os clientes e prospects o que a empresa tem de cores, além das mais de três mil cores que podem ser produzidas na fábrica. “Essa seleção foi cuidadosamente desenhada com nosso estúdio de design de Paris para que pu- déssemos oferecer as cores tendência. É uma coleção muito bem-preparada para atender a demanda”, aponta o head de vendas. A fábrica de Caieiras tem um catálogo de cores que expandiu de forma muito grande. “Caieiras pode produzir qual- quer cor que é fabricado na Europa. No caso de um lançamento específico de uma cor que nossos laboratórios na Europa fizeram, a gente pode lançar aqui e internamos ou tropicalizamos a cor, mas o catálogo é muito amplo com oito mil cores sólidas globalmen- te”, comenta. Com a coleção a empresa quer oferecer para os clientes da América Latina, todas as opções de cores que tem. “As tendências mudam de região para região. O branco do Brasil tem característica diferente da região andi- na, do Equador ou do Peru. O objetivo é oferecer para todos os fabricantes a nossa cartela, muitas vezes o fabricante nacional quer fornecer uma cor em Nicarágua ou Honduras e o branco é diferenciado, é um branco que nós te- mos na cartela”, explica Tadeu Souza. PAPÉIS PRÉ-IMPREGNADOS Já o pre-impregnated paper (PIP) é a terceira novidade da empresa no mer- cado, um produto que não tem grande penetração na América Latina. Fabrica- do em Dettingen, na Alemanha, é um dos mais disruptivos que a marca tem, segundo Tadeu Souza. É uma linha de papéis pré-impregnados para linhas de móveis, portas e molduras, do qual um dos grandes clientes globais da empre- sa é a Ikea. O produto não é um papel cru como o fabricado em Caieiras no qual é impregnado ou impresso depois pelas paineleiras. Neste caso, o PIP tem a aplicação de um verniz que garante uma característica de uso imediato na fabricação do móvel. “No Brasil, temos o Finish Foil (FF), que as empresas utilizam bastante. Esse produto tem baixa gramatura e o fabricante de painéis aplica o verniz no processo e vende para a indústria moveleira. No caso do PIP, nós temos uma etapa anterior, por isso se chama pré-impregnado, porque fazemos o revestimento de resina acrílica antes de entregar para o cliente, que consome o produto aplicando diretamente no móvel com linhas Barberán de colagem do produto”, explica Souza. Essa linha PIP também pode ser impres- sa, no qual os impressores compram o PIP e fazem a impressão sobre ele e vendem em aplicações que substi- tuem o papel Finish Foil. “É uma linha importada e preparada para atender o mercado latino-americano. O produto ‘Do it Yourself’ do qual a Ikea é um dos grandes fabricantes no mundo é um re- vestimento PIP porque é um produto de baixíssimo custo efetivo na produção”, diz Souza, sobre o material semelhante ao Finish Foil, mas de maior qualidade. O produto tem possibilidade de cres- cimento na América Latina segundo o head de vendas também por meio da varejista sueca que, embora não atue ainda no Brasil, está adentrando na América pela Colômbia, México e Chile. “A Ikea está criando massa críti- ca no mercado andino e já há estudos que eles entrarão em breve no Brasil. Estamos trabalhando essa linha de produtos porque o fabricante de móvel da América Latina vai ter demanda de produtos para atender uma Ikea. O fabricante de painel será o fornecedor desta cadeia e nós queremos nos an- tecipar e dizer que estamos prontos”, define Tadeu Souza. INDÚSTRIA Munksjö “Éramos fabricantes de excelentes cores que nos solicitavam, hoje com a Munksjö somos Color Trend Setters”, destaca o head de vendas, Tadeu Souza
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