Fornecedores 338

6 FORNECEDORES SOB MEDIDA 338 D urante os dias 16 a 21 de abril de 2024, Milão atraiu milhares de visitantes para o maior evento interna- cional do setor moveleiro e do design no mundo: o Salão do Móvel, mobili- zador da Semana de Design Weekend, conhecida como Fuorisalone. Apresen- tou as tendências da excelência “Made in Italy” para a inovação no design, no mobiliário e arquitetura, reflexões que impulsionam os novos processos criativos e produtivos, que impactam em toda a cadeia de valor. A inovação e a experimentação, misto do industrial versus artesanal. Questões geopolíticas, recessão e crises na Europa foram determinantes para muitas grandes marcas partici- parem do Fuorisalone através de seus showroons, e não mais no Salão do Móvel, o que ampliou a relevância do Fuorisalone como o maior evento glo- bal de rua do segmento formador de tendência. O setor também discutiu a competitividade visando o abasteci- mento internacional da cadeia produ- tiva, que também sofre os impactos do clima, energia e fornecimento de insumos, e amplia a necessidade do uso de novos materiais e reciclagem. Muitos diálogos e encontros foram protagonistas de eventos e instala- ções que tomaram conta da cidade, impulsionando um olhar mais flexível, original e nômade para as novas necessidades de consumo, através de curadorias de grandes trendsetters, designers, arquitetos e profissionais à frente do seu tempo. Os materiais mudam o ambiente e iden- tidade dos espaços, é importante contar o que há por trás dos objetos, a história ao redor do design, seu processo, a escolha do material, esses temas são hoje propulsores das marcas em vários eventos. Essas mensagens por trás de cada criação traduzem um novo pensar projetual do designer e do arquiteto, e reforçaram a importância de rever os comportamentos e atitudes das pessoas para a proteção do planeta. A ponta do iceberg é o desenvolvimen- to e a criação de produtos para a cadeia produtiva do setor através de novas tecnologias e inovação para processos produtivos e materiais sustentáveis commenor consumo de energia e impacto no meio ambiente, ampliando a circularidade e a economia criativa, impulsionados pelas necessidades sociais e comportamentos oriundos das mudanças climáticas. Na arquitetura mais sustentável a descarbonização do planeta, a proteção da qualidade do ar no planejamento urbano das cidades, a biodiversidade e biofilia integrando a natureza ao ambiente, trouxeram amplas discussões e soluções de projetos. Para entender as cores presentes nas ca- sas nos próximos anos, vamos explorar o palco da criatividade no Salão do Mó- vel e no Fuorisalone. As paletas de cores ora ousadas e vibrantes reforçaram a receita de espaços alegres e energéticos para a vida cotidiana nos tons terrosos, alaranjados, vermelho rosso, mostarda e marsala. Para momentos de desace- leração as cores curativas e calmantes trouxeram propostas em tons neutros e brilhantes. O chamado estilo de vida “wellness” na busca por uma vida mais saudável e equilibrada traduz a paleta nos tons de cores pastel como cinzas suaves, Off White, azul e rosas. Ambien- tes sóbrios e elegantes monocromáticos em tonalidades de cinzas aquecidos exploram o luxo e o requinte. Os tons de verde floresta e dessaturados, são exemplos da diversidade de cores biofíli- cas em tons da natureza. Para um despertar dos sentidos, os ambientes são refrescantes, os tecidos são soft e macios. As superfícies ga- nham destaque em vidros que imitam o movimento líquido da água em cores da natureza. Ummar de propostas de ARTIGO O design do amanhã hoje canelados emmadeira, pedra e vidro trazem acolhimento através de uma geometria delicada, transformam o ambiente e sua estética. Para um novo estilo de vida elegante e dinâmico as pedras são protagonistas. Materiais metálicos em evidência que refletem as cores nobres em ouro, prata e bronze, trazem efeitos especiais e sofisticados aos ambientes. Uma combinação de experiência sensorial e equilíbrio para o bem-estar, um diálogo entre os mate- riais naturais e sintéticos. Tema dessa edição, comento que a indústria de painéis de madeira no Brasil está atenta aos movimentos de merca- do dos eventos emMilão, oferecendo hoje um vasto portfólio de cores e aca- bamentos muito aderente às tendên- cias comentadas, acompanhando em tempo real os principais insights para o lançamento das suas coleções anuais. ANDREAKRAUSE Designer e especialista emcompor- tamentode consumo, formada em Desenho Industrial pela FAAP, com Mestradopela FAUUSP. Commais de duas décadas de experiência no desenvolvimentodemateriais para o setormoveleiro e de construção civil. Atua como consultora demarketing, ministra cursos e palestras sobre Tendências. Estudamacrotendências domorar e formaçãode gosto, especialista do tema “Cor”. Por Andrea Krause

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