Fornecedores 339

16 FORNECEDORES SOB MEDIDA 339 Os planos e ações das marcas fabricantes de revestimentos laminados para serem lembradas pelomercadomoveleiro Laminados em alta O mercado de revestimentos laminados de alta pressão não conta com diversas empresas fabrican- tes. Em destaque no mercado brasileiro são quatro grandes indústrias, do qual três têm presença perene no prêmio Top Móbile que premia as marcas mais lembradas do setor moveleiro nesta categoria de produto. A primeira marca mais lembrada por 19 vezes do Top Móbile, ou seja, em todas as edições, a marca Formica® é sinônimo de toda uma categoria de produtos. Isso conta muito no recall de marca na avaliação de Roger Rodrigues, gerente de marketing corporativo da Formica®. “É ainda mais satisfatório quando observamos, junto aos profissionais e clientes, que essa reputação está associada ao bom desempenho dos nossos produtos em atributos-chave como aparência, resistência, qualidade e durabilidade”, diz. Ele justifica essa boa recordação da marca ao longo dos anos pelo desempenho dos laminados HPL e dos adesivos. “Fabricá-los com esse nível de qualidade exige expertise e um parque industrial eficiente, o que temos de sobra nas instalações de Suzano (SP)”, garante. A Formica® no Brasil é uma marca da empresa Formiline, que está vinculada ao Grupo Formitex. “Isso nos permite uma troca orgânica de ex- periências, tecnologias e insumos entre as empresas do grupo”, acrescenta. Segundo ele, produzir laminados com a técnica de alta pressão também per- mite à Formica® oferecer ao mercado um produto muito melhor acabado, mais resistente e com maiores possibi- lidades de aplicação (áreas molhadas, formas orgânicas) do que outros pro- MARCAS TOP Por Thiago Rodrigo dutos com aplicação similar, como de baixa pressão (BP), finish foil (FF), PVC, PET e pintura. “Temos soluções espe- cialmente desenvolvidas para revestir praticamente todo tipo de superfície do piso ao teto, inclusive fachadas em áre- as externas, agregando a consagrada qualidade Formica® com essa ampla variedade de portfólio”, destaca. Entre as estratégias e planejamento da empresa para ser relevante no mercado e alcançar uma alta lembran- ça de marca na mente dos clientes, no mercado interno está o trabalho para mostrar aos profissionais, sobretudo especificadores de arquitetura e design de interiores, que a Formica® também é uma parceira de qualidade para criar soluções de revestimento que vão mui- to além do móvel. “Existem produtos Formica® que podem ser utilizados até mesmo para revestir pistas de skate e de boliche, então queremos abrir os olhos para o universo de possibilidades que oferecemos, sempre com o mes- mo padrão de qualidade”, assinala. Já no mercado externo, a empresa quer sua participação, entendendo que o mercado de arquitetura e decoração está aquecido e a empresa tem diversas possibilidades em revestimentos. A Pertech é uma das marcas mais lembradas no setor moveleiro na categoria de revestimentos laminados (HPL) graças a várias ações estratégicas, presença de mercado e marketing re- alizado, de acordo com Marcel Souza, analista de marketing da Pertech. A empresa foi por 11 vezes a segunda mais lembrada na categoria, enquanto conseguiu pela sétima vez o bronze neste ano. “A empresa investe na alta qualidade de seus produtos, inovação contínua, e campanhas de marketing eficazes, garantindo uma forte presen- ça de marca. O excelente atendimento ao cliente, práticas sustentáveis e uma rede de distribuição bem estruturada também contribuem para seu sucesso. Além disso, a Pertech foca em treina- mento e capacitação de colaboradores e parceiros, criando uma imagem de marca sólida e confiável”, diz Souza. Entre as estratégias da empresa para seguir relevante no mercado, segundo o analista de marketing, estão: - Foco na qualidade e inovação: manter alta qualidade e investir em novos designs, texturas e funcionalida- des nos laminados; - Marketing e publicidade consis- tentes: campanhas integradas on-line e off-line, incluindo redes sociais, blogs, e-mail marketing, anúncios e eventos do setor; Roger Rodrigues, gerente de marketing corporativo da Formica® Formica®

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=