Fornecedores 339

64 FORNECEDORES SOB MEDIDA 339 Estes três exemplos mostram que encarar movimentos ESG como oportunidade e investimento ao invés de uma ameaça e custo, tornam as empresas mais competitivas, mais bem percebidas por seu cliente e consequentemente, com uma visão de futuro mais próspero. COLUNA Desafios e oportunidades na sustentabilidade BIRAMIRANDA Publicitário, especialista em ESG com cursos no United Nations System Staff College e na EDX - Solve - Mit (Massachu- setts Institute of Technology). Fundador e Líder de Estratégia na YPY Consulting - Consultoria em Sustentabilidade e Presidente da Associação de Assistência e Desenvolvimento Humano DaRua (Entidade dedicada a acolher pes- soas em situação de rua em SP). Por Bira Miranda A indústria de móveis e decoração está em uma posição única para liderar a mudança rumo a práticas mais sustentáveis. Ao adotar estratégias de redução, reciclagem e reutilização de materiais, as empresas podem não apenas minimizar a geração de resíduos pós-consumo, mas também responder às demandas crescentes por produtos ambientalmente responsáveis. Não há dúvidas que qualquer empresa que queira ter longevidade precisará considerar em sua estraté- gia de negócio a busca por design sustentável, reciclagem de materiais, reutilização e upcycling e um trabalho de médio e longo prazo na educação do consumidor. O uso de materiais reciclados, a escolha de acabamentos não tóxicos e a criação de produtos que possam ser fa- cilmente desmontados para reciclagem são um caminho, assim como móveis modulares e personalizáveis que per- mitam aos consumidores adaptarem e atualizarem seus móveis sem a obriga- toriedade de comprar um novo. Ainda como forma de minimizar pega- das, é preciso implementar programas de reciclagem eficazes, estabelecendo parcerias com recicladoras para garantir que materiais como madeira, metal e plástico sejam devidamente reciclados. A reutilização de móveis antigos, seja através de reforma ou upcycling (trans- formação criativa de móveis antigos em novos produtos), é uma maneira eficaz de reduzir resíduos e uma ótima oportunidade para abrir novas frentes de produtos. Programas de retorno e recompra, onde os consumidores po- dem devolver seus móveis antigos em troca de descontos em novas compras, incentivam a reutilização e prolongam a vida útil dos produtos. Paralelo a todo este movimento é preciso educar os consumidores sobre a importância da sustentabilidade e fornecer informações sobre como re- ciclar ou reutilizar seus móveis antigos ajudando-os em suas decisões de com- pra ao mesmo tempo em que conecta atributos positivos à sua marca. Estes movimentos não são novidade para empresas como Ikea, Vitra e Revolve Furniture. A gigante sueca Ikea tem sido pioneira em iniciativas sustentáveis, como o programa “Ikea Family”, que oferece descontos e re- compensas para clientes que devolvem móveis usados. Além disso, a empresa investe em pesquisa para desenvolver novos materiais recicláveis e compos- táveis, e está comprometida em usar apenas materiais sustentáveis até 2030. A Vitra, conhecida por seus designs icônicos, tem se destacado na criação de móveis modulares que podem ser facilmente desmontados e reaprovei- tados. Seus produtos são projetados para durar, com garantia estendida e opções de reparo, minimizando assim a necessidade de substituições. Já a Revolve Furniture é um exemplo de empresa que utiliza o upcycling como principal estratégia. Transforman- do móveis antigos em novos e únicos, a empresa não só reduz resíduos, mas também oferece produtos personali- zados e exclusivos, atendendo a uma crescente demanda por originalidade e sustentabilidade.

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