Fornecedores 340

6 FORNECEDORES SOB MEDIDA 340 V amos começar esse artigo fazen- do uma pergunta básica: será que você sabe o que acontece com a sua marca no mercado moveleiro? Está atento às expectativas dos seus clientes? Sabe de verdade como a marca está posicionada? Construir valor para uma marca vai muito além de fabricar e vender, por isso, mais do que nunca exige pensar em como é a experiência da marca com as pessoas e as novas gerações, e como ela responde às novas expectativas em determinados assuntos, de forma a criar vínculos duradouros. As referências e valores que impul- sionam o comportamento das novas gerações não dependem somente da sua marca promover o marketing e as vendas dos produtos, mas também com fatores ligados à educação, cul- tura e fatos relevantes. As pessoas são impactadas pela velocidade com que as tecnologias inovadoras criam contextos e proporcionam as novas experiências. O que interessa nos drivers da marca não é como nós a compreendemos, mas quais as expectativas e relações que criamos com nossos clientes atra- vés das experiências que entregamos, é isso que determina o seu valor. Então reflita sobre essa pergunta: Qual é a conexão que sua marca faz com seus clientes? Ou quais necessidades devem ser atendidas? Você vai perceber que é urgente para a sobrevivência de uma marca alinhar as expectativas dos seus clientes em relação a sua empresa, por- tanto você precisa perguntar quais são as necessidades reais dos seus clientes para que você tenha sucesso. Mas adaptar-se aos novos tempos requer uma habilidade essencial que é ser flexível, ter empatia e agilidade para fazer mudanças necessárias. Por isso, como empresário e responsável direto pelas decisões à frente da sua empresa, faça a seguinte pergunta a você e seus principais gestores: Estamos dispostos a fazer mudanças ora simples ora disruptivas no negócio para atender as expectativas dos clientes? Os empresários estão sendo desafiados a sair da zona de conforto, modificando o modelo de gestão atual. Sua empresa responderá às ex- pectativas das novas gerações sendo mais flexível e resiliente. Você pode refletir sobre alguns drivers de escolha do consumidor ou cliente pela sua marca, respondendo a perguntas básicas: primeiramente, qual é a inovação e criatividade que impulsionam o meu produto ou servi- ço para um crescimento sustentado? Outro desafio é construir a confiança da marca, e isso requer responsabilida- de em manter uma gestão voltada a atender o mercado com consistência, portanto reflita sobre os valores e as afinidades que levam ao envolvimento positivo com a sua empresa: Qual a relevância da sua marca para o cliente? Estou atendendo as principais expectativas dele? Olhe para seus concorrentes e pro- cure pesquisar as forças que levam essas marcas à liderança. Elas já entenderam a importância de criar inteligência de mercado para am- pliar e fortalecer vínculos com seus clientes. Portanto, como sua empresa pesquisa os hábitos, prioridades e comportamentos dos seus clientes ou consumidores? Quais as necessidades racionais e emocionais que levam seu cliente a comprar mais de uma marca e menos de outra? ARTIGO Quais os drivers de escolha do consumidor por uma ou outra marca Para muitos pesquisadores fica claro que o entendimento do valor da marca depende mais da sua força e não tanto do seu tamanho no mercado. Marcas que percebem as reais necessidades dos consumi- dores e saem na frente ajustando a direção do negócio conseguem sobreviver às mudanças desse sécu- lo e inovar, fidelizando os clien- tes. Pesquise quais os drivers ou direcionadores de demanda de sua marca sobre seus principais players e suas melhores práticas. Faça essa reflexão enquanto ainda dá tempo. ANDREAKRAUSE Designer e especialista emcompor- tamentode consumo, formada em Desenho Industrial pela FAAP, com Mestradopela FAUUSP. Commais de duas décadas de experiência no desenvolvimentodemateriais para o setormoveleiro e de construção civil. Atua como consultora demarketing, ministra cursos e palestras sobre Tendências. Estudamacrotendências domorar e formaçãode gosto, especialista do tema “Cor”. Por Andrea Krause

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