Fornecedores 342

36 FORNECEDORES SOB MEDIDA 342 “A maior economia do planeta é a economia da atenção e nela o que vale é dado. Somos ‘datificados’. Hoje as empresas mais valiosas são as que têm dados de vocês e elas querem nossa atenção e nosso tempo”, destacou. Já Danni Suzuki contou sua experiência de vida no qual vivenciou em muitas tribos de pessoas em diferentes partes do mundo, ressaltando que o principal ganho disso tudo foi a maneira como se adaptou a todas as diversas situa- ções que vivenciou. “A gente precisa se adaptar a essas pessoas e se é um desafio muito grande quando está aberto a viver as experiências, imagina quando não está”, disse. Elisa Mielke, arquiteta, mestre em design e presidente da Associação Confraria de Arquitetura e Design de Curitiba (PR), falou sobre “a relação casa e mobília – habitando com responsabilidade”. Ela quis entender e mostrou o significado do morar, da casa e do móvel e notou uma volta do valor do móvel. “É no passado que moram nossas referências, de alegria, de dor, de apoio, porque pra- ticamente não vivemos o presente, estamos tumultuados e carregados de coisas, enquanto nosso futuro é incerto”, comentou. Já Tom Grando, biólogo e consultor em planejamento de áreas naturais CONGRESSO MOVELEIRO sensíveis, mostrou a possibilidade de tiny houses, casas de até 36 m², compartilhando sobre a modificação da paisagem para a construção de casas convencionais, alterando todo o ambiente e a natureza local com enorme intervenção humana para o uso de materiais da construção civil, destacando a diferença que tiny houses possibilitam a esses mesmos espaços, em confluência com o meio ambiente. EXPORTAÇÃO Fabiana Castanha, diretora comercial da P&P Móveis e Madeira, mostrou a experiência da empresa, que exporta 100% da sua produção para Estados Unidos e Europa. “Os maiores desafios do exportador são, sem dúvida, as questões cambiais e de logística. Mas existe uma grande oportunidade no mercado externo. Os Estados Unidos, por exemplo, têm um grande poder de compra, com menos inadimplência e ticket médio maior”, explica. “Mas é preciso estar muito preparado, planejar e entender as questões legais de cada país”, disse. Victor Boueri, da Regnum, plataforma de internacionalização de bens de con- sumo nos EUA, contou como impulsio- nar a entrada no mercado americano por canais digitais. Ao falar do digital, sem nunca deixar de esquecer do ser humano, Victor mostrou que o onde foi a única coisa que mudou na hora de vender um produto. Já a diretora geral da organização espanhola Conec- ta Barcelona, Patrícia Amaral, avaliou que há muito espaço para a indústria brasileira de móveis ao redor do mun- do. Patrícia defende o fortalecimento dos ecossistemas para troca de boas práticas e busca de soluções conjuntas: “As empresas não podem se ver como concorrentes. Quem trabalha sozinho tem muito mais dificuldade de acelerar seus resultados”. No segundo dia de evento, houve a citada discussão do Prêmio Design da Movelaria Nacional, com o tema “Ergonomia Sensorial” e a introdução da categoria de Mobiliário Emergencial, voltada para soluções de design que respondam de maneira ágil e eficaz às crises contemporâneas, sejam elas ambientais ou socioeconômicas. Em seguida, foi apresentado o resultado da premiação do Concurso da Movelaria Brasileira dos alunos do Colégio Sesi, e depois, Laila Del Bem Seleme Wildauer, mestre em administração pela UFPR, e Maicon Gonçalves Silva, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana da UTFPR, mostraram as “macroten- dências para o futuro da indústria moveleira”. Por fim, “A otimização do ambiente do sono e as tendências de colchões e quartos” foi ministrada pela diretora executiva do Instituto Nacional de Estudos do Repouso (Iner), Débora Fernandes, que destacou a importância de criar um ambiente propício para um sono de qualidade, indo além dos colchões e travesseiros tradicionais. “A intenção foi apresentar todas as oportunidades que o ambiente do sono pode trazer para o segmento moveleiro, apontando o colchão como o grande protagonista do quarto”, destacou Débora. Já Thiago Concer, especialista em vendas, escritor e pales- trante finalizou falando sobre o desafio da gestão comercial na reconstrução de vidas e da economia. LEIA MAIS No portal eMóbile você pode ler mais sobre cada uma das palestras do 11º Congresso Nacional Moveleiro em ampla cobertura da Revista Móbile. Agência Fiep Projeto Comprador do Brazilian Furniture promoveu rodadas de negócios para exportação do mobiliário nacional

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=