Fornecedores 343
14 FORNECEDORES SOB MEDIDA 343 ESPECIAL SOFTWARES - Na manufatura, a IA generativa per- mite que o sistema tome as melhores decisões com base nas características dos produtos, materiais e equipamen- tos, ajustando processos conforme a preferência dos clientes, o que melhora a satisfação e libera os trabalhadores para focarem em atividades mais complexas. - No planejamento logístico, melhora a previsão de demanda e a gestão de estoque, evitando excessos ou falta de produtos e garantindo que as fábricas consigam atender às demandas dos consumidores de maneira eficiente. VANTAGENS E BENEFÍCIOS A inteligência artificial agrega diver- sos benefícios tanto para o fabricante quanto para o consumidor final. Do lado da produção, a IA possibilita uma otimização significativa dos processos, reduzindo o desperdício de materiais e melhorando a efici- ência das operações. Permite uma previsão de demanda mais precisa, o que resulta em uma melhor gestão de estoque e, consequentemente, redução de custos. Do ponto de vista do cliente, torna a experiência de compra mais envol- vente e personalizada, com a possi- bilidade de visualizar os móveis em ambientes reais, ajustar características em tempo real e ter recomendações baseadas em preferências pessoais. Além disso, o uso acelera o processo de tomada de decisão e aumenta a satisfação do cliente ao oferecer um produto que se adapta perfeitamente às suas necessidades. Assim, gera resultados positivos desde o atendimento ao cliente até a eficiência na produção. “Com IA, as empresas podem oferecer produtos personalizados, adaptados ao estilo e exigência do cliente. Ferramentas como configuradores de produtos que são assistidos por IA, permitem que os consumidores participem do processo criativo, ajustando medidas, acabamentos e estilos. Isso aumenta a satisfação do cliente e reduz a taxa de devolução”, destaca Eliane Noga- re, gerente de marketing e canais da Pontta. Outro fator importante que a IA contribui é a otimização e redução de custos, pois os algoritmos podem identificar o melhor uso de matérias- -primas e organizar cronogramas para diminuir o tempo ocioso de má- quinas, reduzindo custos e aumen- tando a eficiência operacional. O Corte Certo é um produto que conta com poucas funcionalidades de inteligência artificial em sua versão em nuvem, o Corte Certo Web. “Ser- ve a uma função que consideramos crucial para vencer o desafio de fazer com que o aplicativo seja usado em sua plenitude. Ou que, pelo menos, possa chegar próximo a isso. O grande empecilho a esse objetivo, até hoje, sempre foi a dificuldade que o usuário tem em aprender tudo o que o software pode oferecer”, avalia o diretor da companhia. E se o usuário pudesse simplesmente perguntar ao próprio Corte Certo de modo a aprender a utilizá-lo como quem pergunta ao colega mais experiente na mesa de trabalho ao lado? “É isso que o Corte Certo Web já oferece e que continua em desenvolvimento. As vantagens e benefícios para a empresa são imen- sas, tão logo ela descubra soluções que nem sabia que tinha disponíveis. Sabemos disso, porque já sentimos na carne, quando um cliente trocou o Corte Certo por um concorrente estrangeiro, bem mais caro e com problemas de suporte técnico em outro idioma e fuso-horário, por causa de uma funcionalidade que o encantou, mas que já existia no produto nacional, sem que ele sou- besse”, diz Santos. No momento, o Corte Certo Web está desenvolvido apenas em sua versão básica, a CC1, com poucas funcionalidades e, portanto, a IA ainda não faz grande diferença. Segundo o diretor da marca, ela será bem mais relevante quando chegarem à versão mais completa do Corte Certo, a CC3. O objetivo da empresa, à medida que a IA se desenvolva no Corte Certo, é ir além de apontar funcionalidades ou de ensinar a usá-las, mas também de aprender com necessidades do usuário e passar a sugerir padrões de planos de corte mais adequados para a sua produção. Em princípio, não há limitação de áreas para a utilidade da IA, mas ainda sobre o Corte Certo Web e adiantando um pouco o futuro, o diretor de tecnologia da Corte Certo, Marcelo Butenas, informa que a IA que acompanha o Corte Certo Web pode: - Atender 24 horas por dia, sete dias por semana (24/7); - Oferecer assistência técnica e supor- te avançados, respondendo pergun- tas complexas; - Ajudar a diagnosticar problemas em tempo real, e sugerir soluções; - É capaz de adaptar respostas de acordo com o problema específico; - Interagir diretamente com o usu- ário, para gerar instruções passo a passo e até sugestões personalizadas com base no histórico de uso. Em desenvolvimento, além das tarefas de assistência técnica e suporte, estão: TopSolid’Brasil “A IA facilita o processo de briefing, ajudando a entender de maneira mais precisa o desejo do cliente e a traduzi-lo em soluções personalizadas”, conta Nader Abdel Jabbar, diretor-executivo de tecnologia da Cyncly na Latam
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=