Fornecedores 343

16 FORNECEDORES SOB MEDIDA 343 ESPECIAL SOFTWARES “Tecnologias como realidade aumen- tada e realidade virtual, Internet das Coisas, Big Data e Analytics, Impres- são 3D, Blockchain, computação em nuvem, automação robótica e robôs colaborativos, machine learning, são tecnologias que contribuem bastante para melhorar a experiência do clien- te, tornando o processo de compra mais interativo, preciso e assertivo. As indústrias e empresas do setor move- leiro que integram essas soluções ao seu negócio, são mais inovadoras e atendem às demandas de um merca- do cada vez mais digital e exigente”, declara Eliane, da Pontta. A realidade aumentada permitirá aos clientes visualizarem móveis em seus espaços, enquanto a IoT em móveis inteligentes oferecerá feedback sobre uso e manutenção. A impressão 3D possibilitará protótipos e peças customizadas, e o machine learning personalizará recomendações de produtos. O blockchain aumentará a transparência sobre a origem e a qualidade dos materiais, enquanto assistentes virtuais oferecerão suporte ágil no atendimento. Juntas, essas tecnologias permitirão um setor mais ágil, preciso e voltado às necessi- dades dos clientes, fortalecendo a confiança e a satisfação em cada etapa do processo, da produção ao pós-venda. O impacto na produção de móveis é significativo, promovendo maior efici- ência, qualidade e sustentabilidade. A automação proporcionada pela IA e pela IoT permite uma produção mais rápida, com menos desperdício e um uso mais inteligente dos recursos. “A realidade aumentada e a realida- de virtual não apenas melhoram a experiência do cliente, mas também ajudam a reduzir erros e retrabalho, ao permitir uma visualização precisa dos móveis antes mesmo de serem produzidos”, diz Jabbar, da Cyncly. A rastreabilidade oferecida pelo blockchain traz maior transparência ao processo de fabricação, garantin- do que os materiais utilizados sejam de origem sustentável e cumpram padrões de qualidade. Dessa forma, essas tecnologias também impulsio- nam a competitividade, permitindo que se adaptem rapidamente às mu- danças nas demandas dos consumi- dores e ofereçam produtos altamente personalizados e inovadores. “No longo prazo, o setor moveleiro se tornará mais conectado, sustentável e orientado pelo cliente, transfor- mando tanto os processos internos quanto a experiência do consumidor final”, explica Jabbar. O que está em curso agora, com a IA, é uma mudança cultural em ambiente de trabalho, algo similar ao que ocorreu com a chegada do com- putador de mesa, e depois com a da internet e das redes sociais. Então é isso que pode ser visualizado no mé- dio prazo: novos processos, fluxos de trabalho, protocolos, rotinas, normas e políticas. Essas mudanças é que estimularão o aparecimento de novas tecnologias, talvez não necessárias hoje. “A IA já vem sendo massiva- mente usada para redigir mensagens, melhorar cláusulas contratuais, buscar palavras ou expressões mais adequadas, solucionar problemas matemáticos, buscar notícias antigas. Mas poucos ainda a usam para fazer mapas mentais, relatórios de reuniões (com múltiplas formas de apresenta- ção), apoio a brainstorming solitário, tradução de idiomas em sincronia com o WhatsApp, etc., e há novida- des todos os dias”, conta Santos da Corte Certo. A redução no emprego de pessoas para tarefas repetitivas ou pouco criativas é, talvez, uma preocupação. Por outro lado, a mudança na cultura corporativa e a carência de força la- boral para lidar com as novas tecno- logias são realidades com tendência a grande crescimento. Mas o que se vê, com certeza, é que a adoção dessas tecnologias impactam diretamente o negócio, no comercial, atendimento ao cliente, produção e pós-venda, com aumento da eficiência e produ- tividade, produção personalizada em larga escala, inovação e sustentabili- dade, redução de impacto ambiental, experiência de compra e relaciona- mento com o cliente. Cyncly O que está em curso com a IA é uma mudança cultural no ambiente de trabalho

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=